Jayla Venancio

Atlanta: This is America?

21:07:00


   Penúltima postagem do ano! Como estão as festas? As comemorações? As folguinhas de fim de ano? Pondo em dia as séries atrasadas? Espero que sim!
Mas vamos falar de Atlanta, com Donald Glover. Sim, ele mesmo, o cara do hit "This is America" que bombou em 2018!



   É importante iniciar esse post, relembrando do clipe, já que a série Atlanta e Its America tem tanta coisa em comum! A começar pelo trama tratado: a vida dos negros no país norte americano! Está bem, fui objetiva no tema. Vamos por partes.

   Não é novidade alguma que a vida dos negros na America nunca foi fácil. Desde escravizados e desumanizados, vendidos como objetos para brancos donos de fazenda, segregação racial até os dias atuais que colhemos os frutos de toda essa violência, o negro na America é obrigado a se esforçar em dobro para conseguir o mínimo de dignidade humana, e se manter vivo.
Earn, o personagem do Donald, vive essa realidade.



   Pai de uma menina, frustado com a vida difícil que leva, vê no primo rapper a oportunidade de finalmente poder oferecer a sua família a dignidade que eles merecem. Earn já tinha um emprego: de vendedor de pacote de viagens. Mas boa parte do pouco dinheiro que ele ganhava ia para contas, e não sobrava nada. 



   Essa situação acabou afetando inclusive seu relacionamento com Vanessa, já que ela teve que bancar todos os gastos da casa sozinha. 



   Aliás, vale ressaltar aqui que Vanessa representa a vida de muitas mulheres negras americanas: a mulher que carrega a casa nas costas sozinha. 



   Vanessa e Earn ainda nutrem uma "amizade colorida" entre eles. Reconhecem que não deu certo, mas continuam ali, tentando alguma coisa. 

   Earn, tenta reatar tudo que foi perdido com sua decadência financeira: família e dignidade. O problema é que apesar de ser um cara absurdamente inteligente e esforçado, lidar com seu primo rapper não é fácil. 



   Alfred é o típico personagem negro que se envolve com drogas, canta raps sexistas, e só pensa em dinheiro. Ok, começou  a fazer seu nome na música, através de divulgações virtuais, expondo nossa atual realidade do século 21, mas ainda assim, um rapaz que não consegue ter a mesma maturidade que Earn. Mas não o culpo, Alfred foi criado nas ruas, então aprendeu a resolver as coisas assim, no impulso.



   Retratar realidades sem romantiza-las é pra poucas séries. E eu prezo por isso, porque apesar de amar Orange Its the new black, a forma como romantizam a prisão tira a crítica social que poderia ser feita ali. Atlanta consegue isso: retratar realidades sem romantiza-las. Retratar vidas americanas na forma como ela é, e expor como pessoas se viram para obter seu próprio sustento. Eu tenho que valorizar isso.



   This is America pode ser visto como um "trailer" da série Atlanta, porque expõe de forma resumida o que toda a a série tenta trabalhar. A vida de um negro na América, e o que é necessário para sobreviver nessa selva. Donald aplica sua essência em ambos os trabalhos, e acerta em investir nisso, porque não é qualquer um que consegue retratar nossa realidade de forma tão simples e objetiva quanto ele. São muitas ideias reunidas em um trabalho só. Vale a pena maratonar!  

Leia Também:

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Facebook