Lista

5 Motivos Para Assistir Atypical

15:42:00




O que você sabe sobre autismo? O Transtorno de Espectro Autista (TEA) "é uma condição neurológica e neurodiferenciada que faz com que o autista sinta e vivencie o mundo de uma forma diferente e única."

Pouco se fala sobre o autismo na mídia, são raras as representações em filmes, séries e livros. Hoje venho falar de Atypical, uma série com o protagonista no espectro autista, que merece todo amor! Que tal cinco motivos para assisti-la?

Sinopse:

Sam Gardner é um jovem autista de 18 anos que está em busca de sua própria independência.
Nesta jornada, repleta de desafios, mas que rende algumas risadas, ele e sua família aprendem a lidar com as dificuldades da vida e descobrem que o significado de "ser um pessoa normal" não é tão óbvio assim.

🐧 Sam 
Atypical não é uma série perfeita, infelizmente o Sam é uma personagem extremamente estereotipada. É como se pegassem uma lista de características que autistas podem apresentar e tivessem colocado todas numa pessoa só, isso e forma bem acentuada e em alguns momentos, até forçada. 

Apesar disso, Sam é uma pessoa adorável! É impossível não se encantar por ele, não rir, chorar e torcer pra que tudo dê certo!

As reflexões de Sam são sempre muito emocionantes e repletas de significados, sem dúvidas, são pontos altos na série. Sei que muitos irão amar a experiência incrível de ver o mundo pelos olhos dele. 


🐧  Sam e Zahid

Zahid é o melhor amigo do Sam. Ele sempre está disposto a aconselhar Sam, que sempre está disposto a ouvi-lo. 
A amizade dos dois é maravilhosa!

É encantador vê-los interagindo e ver como um ajuda o outro, na maioria das vezes, sem nem mesmo perceber. As interações entre Sam e Zahid são momentos fofos e engraçados na série. E ninguém melhor pra definir quão linda é essa amizade, do que o próprio Sam: 

"Há uma pessoa que sempre me trata normalmente e me diz a verdade. Meu amigo, Zahid.
Zahid tem muitas teorias. Teorias sobre mentir, sobre garotas e sobre como fazer macarrão. Uma das teorias é que as pessoas autistas na verdade são as normais, pois vemos o mundo como ele realmente é. Só os neurotípicos colocam uma camada adicional de significado sobre o que já existe. Para fazer sentido para eles. 

Zahid não é cientista, apesar de ter uma placa que diz 'Laboratório do Amor' na porta do quarto, mas quando penso em nossa amizade, não vejo um cara com autismo que é amigo de um neurotípico. Só vejo dois amigos. E isso, para mim, é uma conquista." 


🐧 A relação de Sam e Casey 
Casey é irmã de Sam e apesar de ser a mais nova, ela tem a responsabilidade de cuidar do irmão. Entre brigas, implicância, tapas, compreensão, carinho e muito amor, o espectador vai vendo o quão forte e poderosa é a relação dos dois irmãos!

Amo como a Casey não é uma menina que tem um irmão autista e por isso, o julga incapacitado e vive com pena dele. Ela vê o potencial do seu irmão, sabe do que ele é capaz e até onde pode ir. A relação deles não é perfeita, eles não estão sempre bem, há brigas, há desentendimentos, há mágoas, mas sempre superam tudo por causa do amor que tem um pelo outro e isso é lindo demais. 


🐧 Personagens da série

Além dos personagens citados, Atypical tem muitos outros personagens incríveis!

Gosto muito de como nenhum personagem é perfeito. Todos têm medos e inseguranças. Todos cometem erros e tomam decisões erradas. E é uma experiência maravilhosa acompanhar a vida, crescimento, evolução, enfim, a jornada deles ao longo da série. 


🐧  Conscientização sobre autismo 

Muitas pessoas ainda tem preconceitos e estereótipos sobre autismo, muitas pessoas não sabem absolutamente nada sobre essa condição.

Em Atypical, quem é leigo sobre o assunto, tem a oportunidade de agregar muito conhecimento sobre TEA. E pode também acabar com mitos e conceitos pré concebidos. Além de ter a oportunidade de se conectar emocionalmente com uma personagem autista, isso acaba gerando empatia no espectador. 

"A vida sempre dá um jeito, ou quase sempre." 

Enfim, Atypical é uma série maravilhosa! Eu poderia ficar horas escrevendo o quão incrível ela é! Só me resta recomendar que veja Atypical! Suas duas temporadas com o total de 18 episódios de meia hora estão disponíveis na Netflix só esperando para ser maratonados. Vai perder essa oportunidade? :)

"Na vida, você ás vezes precisa de uma equipe que te apoia, e ás vezes, precisa apoiar outra pessoa."

Leia Também:

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Facebook