Dicionário

Dicionário do Leitor

09:22:00


Olá leitores, tudo bem? O Dicionário do Seriador e o Dicionário Shipper foram um sucesso e eu já queria há algum tempo trazer outro dicionário e então pensei, assim como os seriadores os leitores também possuem um dialeto próprio, muitas expressões são usadas para ambos universos, mas há algumas que são feitas para os leitores! Pensando nisso, reuni os termos que utilizamos para fazer um dicionário leitor, afinal se você não é um leitor, provavelmente conhece um e chegou o momento de entender o que ele quer dizer com:

"O Livro está na minha Book Haul, provavelmente farei um BuddyRead com minha amiga pois ela gosta de Sick Lit e esse livro está na TBR dela."


DICIONÁRIO DO LEITOR


Angst – A palavra significa medo. É utilizado como gênero de FanFic criada em torno de emoções como angústia, tristeza, ódio e exploram esse sofrimento emocional. 

Best Sellers – Significa “mais vendido”, são aqueles livros considerados extremamente popular entre os leitores e que estão incluídos na lista de mais vendidos. São considerados como “literatura de massa”.

BookAholic – Pessoa viciada em livro.

Book Birthday - Data de lançamento de um livro.

BookCrossig – É o ato de deixar um livro em um lugar púbico para que alguém o encontre, leia e depois o deixe novamente em algum lugar.

BookHaul – É o nome dado a lista de livros comprado, ganhado ou recebidos.

BookLover – Leitores que amam tudo o que se relaciona á livros (marcadores, porta-livros, etc...)

BookQuiz ou BookQuest – Jogos ou questionários feitos para aprofundar o conhecimento de certos títulos.

BuddyRead – É um a leitura em conjunto na qual duas pessoas ou mais devem ler o mesmo livro ao mesmo tempo.

BookSelf – Tour feita pela a estante de um leitor mostrando os títulos e apresentando detalhadamente sua estante. Geralmente feita em vídeo e com comentários sobre seus títulos favoritos, e até mesmo enfeites de sua estante.

BookTour – É um rodízio de livros, geralmente usado em grupo de blogueiras, onde o autor fornece um exemplar de seu livro e é feito um tour no qual a pessoa lê o livro e passa para o próximo da lista.

BookTrailer – Vídeo com imagens (tiradas de filmes, séries) e até mesmo gravadas com intuito de divulgar e chamar a atenção dos leitores para a história do livro.
Obs: Uma editora que é ótima nesses BookTrailer é a editora coerência que coloca eles em seu canal: Canal Editora Coerência.

BookTrope – É o termo usado para um livro considerado muito clichê. É mais comum usar esse termo em romance, naquelas histórias na qual a menina conhece o menino e dai algo os separa, mas no fim voltam a ficar juntos.

Booktuber – São pessoas que falam sobre livros no Youtube.

Buddy Read – Quando você marca de ler o mesmo livro com um amigo.


Calhamaço – Livro com muitas páginas, volumoso.

Cliffhanger – Assim como para os seriadores, esse termo significa “gancho”, ou seja, é aquele recurso de gancho utilizado pelo autor no final do livro para manter o leitor interessado na sequência.

Chick-Lit – é um gênero literário leve e divertido que aborda a vida (geralmente) de uma mulher, é um romance leve e com fácil identificação para o público feminino. Há várias ramificações sobre esse gênero, se você quiser saber mais sobre ele, temos um post Gêneros Literarios: Chick Lit com tudo o que precisa saber sobre esse gênero.

Creepy – São histórias mais sombrias. Contos e lendas urbanas que circulam pela internet, escrita com recursos para impressionar e surpreender o leitor.

Crossover – É a interação de personagens de livros diferentes. Esse recurso é mais utilizado em quadrinhos.

Crush Literário – Um Crush é Crush né? Aqui não é diferente, esse termo é usado para paixões por personagens literários.

DarkFic – Termo utilizado em FanFic para informar que a história possui muitas cenas depressivas com atmosfera sombria e situação angustiante.

Distopia - Distopia é uma ramificação da literatura fantástica do gênero de Fantasia! É um gênero bem popular e bem aceito pelos leitores. São livros que contam uma história alternativa, mostrando uma sociedade que tomou um caminho da sociedade atual. Se você quer ler mais livros desse gênero dá uma olhada nessa lista com 15 distopias que você precisa ler.

DNF ou Did Not Finish – São aqueles livros que a leitura não foi concluída. Termo usado para um livro abandonado por um certo período de tempo ou definitivo.

Drabble – São obras literárias de ficção curta, em teoria não mais do que 100 palavras, embora chamado a menos de 500 palavras.


E-book - São livros digitais que podem ser lidos no computador, tablet ou até mesmo celulares, costumam ser mais baratos que os livros físicos e está ganhando a popularidade dos leitores aos poucos.

E-Reader -  É um Leitor digital, como se fosse um tablet com a função de ler livros (e-books). As marcas mais conhecidas e comercializadas são: Kindle (amazon), Kobo, Lev (saraiva).

Estória - É utilizada para contar fatos não reais, fábulas, contos.

Fã  - Pessoa que tem e/ou manifesta grande admiração por determinado escritor, livro ou protagonista.

Fandom - A palavra é derivada do Fanático Unido (United Fan). São grupos de fãs específicos. Muitas vezes possuem um “nome próprio de fandom” para se reconhecerem.
Exemplos:
Potterheads: fãs de Harry Potter
Twilighters: fãs de Crepúsculo
Tributos: fãs de Jogos Vorazes
Semideuses: fãs de Percy Jackson
Narnianos: fãs de as Crônicas de Nárnia
Iniciandos/Iniciantes: fãs de Divergente
Nerdfighters: fãs de John Green

Fan Fics - São histórias criadas por fãs que dão asas a sua imaginação e usam os personagens que amam para criar uma nova história ou até mesmo dar sequência a história original.

Flop - Usado em maratonas literárias. É o termo usado quando você não consegue cumprir a meta de leitura ou desiste no meio do caminho.

Genderbend - É uma expressão muito popular no mundo dos mangás. É o alter ego de uma pessoa, mas do sexo oposto.

Goodreads - É uma rede social para os leitores amplamente utilizados pelos jovens que podem pensar e votar em todos os livros lidos, escreverem comentários ou encontrar recomendações de outros usuários de acordo com seus gostos.

Ghost Writer – Trata-se de um escritor fantasma. Alguém que presta serviço redigindo textos para terceiros, de forma que ninguém saiba de sua participação no mesmo.


HardBack - É um livro de capa dura, não possui orelha e na capa dele vem todas as informações do livro.

HardCover - É uma versão do livro com capa dura e uma jacket que seria uma uma capa de papel, tecido ou couro que pode ser removida. É um modelo bem comum nos EUA.

Hots - São os romances com temática sexual.

Insta-Love – Termo usado para descrever aquele “amor instantâneo” dos personagens. Mal se conhecem mas já são o amor da vida um do outro.

Lateral-Story – Termo utilizado em Fanfics para descrever uma história com personagens originais de um autor. Seria uma história paralela de algum personagem que já conhecemos.

LéDiS ou lista de desejos – São aqueles livros que estão em nossa lista de desejos.

Longseller – São livros Best- Sellers que sobreviveram por muitos tempo e “modinhas”. Um de seus maiores representantes é o livro O Senhor dos Anéis.

New Adult – Um gênero literário com personagens entre 19 e 25 anos, iniciando a vida adulta, universidade e abordam temas como: traumas, sexo, drogas, trabalho, adaptação.

One-shot – Termo utilizado mais em quadrinhos. São aquelas obras literárias auto conclusiva destinados a serem consumidos de uma só vez, sem a possibilidade de continuação.

OTP (One True Pairing) – Ligado ao termo Ship. É a versão mais profunda do shipp, é aquele casal que você realmente acredita que nasceram para ficar juntos, e que se isso não acontecer você não vai mais acreditar no amor verdadeiro.


Page-turner - São aqueles livros que causam quase que uma dependência e você não consegue parar de ler até chegar o fim.

PaperBack – Livro com capa comum e sem orelhas.

Plot – É o enredo do livro.

Plot twist – Reviravolta inesperada que ocorre na história.

Prequel -  É uma obra cuja história centra-se sobre os eventos que ocorrem antes que a história inicial.

Pocket - São livros menores conhecido como edição de bolso mas o seu conteúdo não é alterado.
Quotes – São frases, citações ou partes favoritas de um livro.

Ressaca literária - É o nome dado para aquele momento em que você conclui a leitura de um livro, mas que fica refletindo sobre ele, pensando nos personagens, na história de uma forma em que você não consegue iniciar uma nova leitura pois está muito preso a história anterior. A Ressaca também pode ocorrer justamente pelo contrário, você se decepciona tanta com um livro que tem medo de se decepcionar novamente e não consegue dar inicio a uma nova leitura
.
Resenha – É um texto feito pelo leitor no qual ele descreve a sua experiência com a história lida.

Sentada – É uma expressão para descrever o ato de sentar para ler por um estimado tempo (Geralmente de 60 minutos). Também é bastante usado para descrever livros que você leu inteiro de uma vez, sem intervalos.

Shippar – É o ato de torcer para que um casal fique junto. Se você quiser saber mais sobre Shipp, temos um dicionário apenas para isso: Dicionário Shipper.


Sick-Lit – É um gênero literário no qual os livros possuem personagens com doenças terminais, depressão ou tendência suicida.

Skoob – Rede social muito usada pelos, no site você adiciona livros lidos, que está lendo ou que deseja. Também há como fazer troca de livros por um sistema de troca PLUS! Curiosidade: O nome é Skoob, pois é a palavra Books ao contrário.

Spin Off – Mais utilizado em série de televisão, atualmente está ganhando sua popularidade entre os leitores com livros que contam a história de personagens já conhecidos em outras obras.

Spoiler – É uma palavra temida para qualquer fã, são as informações que revelam pontos importantes da história e você acaba sabendo antes de fazer a leitura, podendo estragar a sua experiencia com a surpresa e a leitura. Há pessoas que não se importam com o Spoiler, mas a maioria é totalmente anti spoiler.

Sprint – É o nome dado quando você marca um determinado horário com outras pessoas para fazer a leitura de um livro. É uma forma de incentivar e dar um ânimo a leitura.

TBR ou To Be Read – Sâo os livros que estão dentro de sua meta de leitura e que serão lidos dentro da meta estipulada (geralmente mensal). Muitos fazem um Book Jar colocando os títulos da TBR em um pote e tirando aleatoriamente para fazer a leitura.

Thriller – Nome dado ao gênero que inclui livros de mistério, conspirações, terro psicológico e suspense.

Wattpad – Aplicativo no qual é possível publicas suas histórias, e é uma ótima forma de compartilhar seus primeiros trabalhos com outras pessoas que amam ler. O Aplicativo é gratuito, assim como a leitura também é disponibilizada gratuitamente.
Alguns autores conhecidos foram descobertos nesse aplicativo, como a Ray Tavares que teve sua história publicada pela editora Galera Record (Leia a resenha aqui) e também há autores já conhecidos que disponibilizam novas histórias no aplicativo, por exemplo a Colleen Hoover que teve o livro Too Late publicado no aplicativo (Leia a resenha aqui) e atualmente a continuação do livro Talvez Um Dia (Leia a resenha aqui), que se chama Maybe Now, está sendo publicada no aplicativo.

Wrap Up – É a lista de livros lidos.

Young Adult - São livros voltado ao público Jovem Adulto (De 18 á 30 anos). Geralmente são livros com os personagens principais adolescentes, abordando temas como:  Depressão, Suicídio, Drogas, Sexualidade, Relacionamento Familiar, Relacionamentos Amorosos, Status social, Bullying, etc...



Agora que todos sabemos tudo o que significa cada termo, bora ser feliz vendo ler!

Se você conhece, ou já ouviu alguma palavra que não está no dicionário, deixe nos comentários que vamos pesquisar e completar o dicionário!




Paloma Machado. Uma Paulista de 27 anos, formada em Publicidade. Apaixonada por séries, filmes e livros. Potterhead, Hunter e louca por Star Wars, nunca superou final da série How I Met You Mother ou da banda RBD. Tem uma queda pelos vilões. Acredita em apocalipse zumbis, fadas, duendes, heróis, superpoderes, princesas, mágica e em vida em outros planetas.
Facebook Instagram Twitter Skoob

Aproveite e leia também:

0 comentários