Coerência

RESENHA - Tudo O Que Faltou Acontecer

10:52:00



Título: Tudo Que Faltou Acontecer
Autora: Thiago Teodósio
Editora: Coerência
Número de páginas: 350
Skoob: Adicione  

Sinopse: Com apenas 12 anos, Henri notou que se sentia atraído por meninos. Infelizmente, a autoaceitação foi um pouco complicada, principalmente com a opressão vinda de um colega da escola e de alguns familiares. O garoto sempre teve em mente que nunca revelaria sua sexualidade, porém, após pedir tantas respostas a Deus e se esconder dentro de uma sociedade intolerante, aos 16 anos, ele acaba sentindo a necessidade de se arriscar para entender aquilo que sempre procurou esconder dentro de si mesmo.
Já esgotado de tanta inconformidade, Henri divide sua angústia com suas amigas, Hebe e Dyenifer. E a partir do momento em que ele passa a aceitar-se, toda a situação começa a melhorar, quer dizer, nem tudo. O ensino médio pode ser complicado para os adolescentes, mais ainda se faz parte de uma minoria. Procurando não ser atingido pela homofobia cometida por algumas pessoas, Henri, com os sentimentos à flor da pele, começa a viver intensamente e com mais liberdade, sempre ao lado das pessoas que ama, como sua avó e suas amigas. Até que chega Benício para abalar seu coração.
Com base em uma grande lição de vida, você está convidado a fazer a leitura desta obra o mais rápido possível e, assim, conhecer um pouco mais sobre a vida de um garoto homossexual durante a adolescência.

"Seria mesmo pecado me sentir atraído por alguém do mesmo sexo? Acredito que isto também seja uma forma de amor. Como podemos ser capazes de amar alguém e não podermos ficar com ela?"

Tudo que faltou acontecer é o primeiro livro de Thiago Teodósio lançado pela editora coerência. Faz alguns dias que ele chegou aqui em casa, e logo que voltei das "férias" peguei esse livro e quando percebi já estava acabando as 350 páginas da história do Henri. Sabe aquele livro que você lê e que em um momento você esquece que está lendo uma história? Parece que você está conversando com um amigo de longa data e ele está contando o que aconteceu com ele nos últimos anos em que você não o viu. Foi assim que me senti com esse livro, o Henri se tornou um amigo, e ele estava ali contando sua história e eu queria ouvir, defender, aconselhar, abraçar e chorar com ele. 

"O único problema é que eu também preciso de um ombro agora e não tenho mais ninguém."

Logo no inicio temos uma nota do autor que diz que a história é baseada em fatos reais, talvez seja por isso que temos essa ligação tão forte de amizade com o personagem. Thiago criou Henri, um menino carismático, encantador, apaixonante, engraçado, determinado e real. Conhecemos Henri com seus 12 anos, tendo uma conversa sincera e falando com o Papai do Céu sobre gostar de meninos. Logo esse inicio já me emocionou e eu queria abraçar o Henri e dizer que tudo bem gostar de meninos, e que ele podia ser quem ele é, que não tem problema nisso. Após a introdução temos um pulo temporal e vemos o Henri aos 16 anos com suas amigas Hebe e Dyenifer, eu adorei elas logo de cara e esses três juntos são incríveis! Então acompanhamos o último ano de Henri na escola e tudo o que ele trás junto, inimizades escolares, paixonite por professores, rg falso para entrar na balada, primeiro porre, brigas familiares, primeiro amor e para Henri tudo fica um pouco mais difícil pois ele ainda precisa enfrentar tudo o que um adolescente sofre pelo fato de ser homossexual e ter medo de não ser aceito por aqueles que ele ama. Uma das coisas que mais gostei foi a relação do Henri com a avó, que coisa mais fofa e mais amor! Todo cuidado, preocupação e companheirismo que eles tem um com o outro, é muito tocante.

"Amar você foi tão fácil, só que acabou ficando um pouco fora de controle."

A história é cheia de surpresas, quando você pensa que vai acontecer algo de um jeito, acontece de outro... A cada capítulo é uma nova emoção é um novo sentimento, o crescimento do personagem é enorme e é muito gratificante acompanhar esse amadurecimento, quando fechei o livro senti orgulho, muito orgulho por quem o Henri se tornou. A escrita do Thiago é ótima, ele consegue criar um personagem com o qual você cria uma ligação em poucas páginas, mesmo sem se identificar 100% com ele. A leitura é rápida e fluida, li esse livro de uma vez só e não conseguia parar! A edição está maravilhosa, estou apaixonada por esse capa, pela cor usada... é aquele livro que você compra pela capa e acaba descobrindo uma história incrível. Adorei a forma em que a numeração das páginas foram colocadas na lateral, e as ilustrações separando capítulos e momentos... QUE AMOR! Elas deram um toque mais que especial para o livro. 

"Talvez, você seja a lição que eu precisasse aprender. O céu nublado e a chuva de prata, eram sinais para que eu não seguisse em frente com esse sonho perdido."

Esse livro vai muito além de ser uma história de aceitação. É uma história sobre sonhos, amor, compreensão, perdão, apoio e família. É um livro humano, e real, as histórias te fazem lembrar da sua vida e te trazem um misto de sentimentos com uma pitada de nostalgia. Cheio de referencias você vai ter citações de Glee, Harry Potter, Crepúsculo, Meninas Malvadas, Lady Gaga, Britney e muitas referencias a Disney. Com toda a certeza esse livro ganhou um lugar especial em minha estante e em meu coração ♥ Indico esse livro sem pensar duas vezes, você precisa ler Tudo que faltou acontecer, garanto que não vai se arrepender. 

"Eu queria poder ser mais forte, o suficiente para levantar não só um, mas nós dois, pai. Eu amo você!"



Paloma Machado. Uma Paulista de 27 anos, formada em Publicidade. Apaixonada por séries, filmes e livros. Potterhead, Hunter e louca por Star Wars, nunca superou final da série How I Met You Mother ou da banda RBD. Tem uma queda pelos vilões. Acredita em apocalipse zumbis, fadas, duendes, heróis, superpoderes, princesas, mágica e em vida em outros planetas.
Facebook Instagram Twitter Skoob

Aproveite e leia também:

2 comentários

  1. Nossa parece ser muito fofo, adorei que tem citação de obras tão legais, isso torna o personagem mais próximo de nós!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir