RESENHA - Um Coração Maior Que o Mundo


Olá leitores! Tudo bem? Hoje venho trazer a resenha de um livro que recebemos em parceria com a editora planeta e preciso dizer que foi uma grande e boa surpresa para mim! Há muito preconceito com livro de youtubers, mas esse não tenho dúvidas que vale superar esse preconceito existente (caso você o tenha) e ler!

Titulo: Um Coração Maior Que o Mundo
Autor: Christian Figueiredo
Editora: Outro Planeta
Número de páginas: 208
Skoob: Alterar


"Mas enquanto a gente está aqui, dividindo nosso tempo e nosso espaço, talvez seja interessante entender qual é o propósito de cada um"

Sinopse: Chris é um jovem de hábitos estranhos. Tímido e calado, não possui nenhuma rede social e ama ler os poetas que morreram jovens demais. Seu sonho? Ser escritor e, com a escrita, mudar a vida das pessoas. Morando numa cidade do interior, vê sua vida mudar por completo ao receber uma trágica notícia: sua mãe, Helena, precisa urgente de um transplante. Junto com a família, parte para São Paulo, em busca de um novo coração. Lily é uma garota paulistana que há muito tempo não sente seu coração acelerar. Cansada da vida que leva, nada mais é capaz de despertar seu interesse: roupas caras, seguidores nas redes sociais, amigos da high society e muito menos o curso de cinema que acabou de começar. Tudo parece ter perdido o brilho de uma hora pra outra. Um encontro inesperado, no parapeito de um prédio, mudará para sempre a vida destes dois personagens. Christian Figueiredo, que conquistou milhares de leitores com sua trilogia anterior, agora dá voz a jovens tão diferentes, mas com anseios parecidos: viver por aquilo que faz o coração bater mais forte.


"O que existe é o amor, esse sentimento que salva as pequenas horas, ás vezes um dia e, com sorte, uma vida."

Um coração maior que o mundo é o 4º livro lançado do youtube Christian Figueireido, e é o 1º livro dele não "auto-biográfico" sendo ele um romance (New Adult). Antes de qualquer coisa eu queria dizer que eu gostei muito desse livro! Eu não esperava que fosse gostar tanto, pensei que seria aqueles livros que a gente lê e logo esquece sabe? Mas me surpreendi muito, e o livro conseguiu até me arrancar algumas lágrimas (sério, eu não esperava que fosse me emocionar assim). O Christian Figueireido dispensa apresentações, é um dos maiores youtubers do Brasil e eu acompanho ele há muito tempo e sempre em seus vídeos ela diz sobre seu amor pela literatura, a vontade de escrever um romance, e depois de ter lido esse livro eu tenho certeza que ele tem tudo para ser um ótimo escritor e se ele lançar mais um livro, com toda certeza vou comprar! O que eu mais gostei nesse livro é que por ele ser bom, ele será uma porta de entrada enorme para os adolescentes que não tem o habito de ler, mas que vão comprar e ler esse livro por "ser de youtuber"... Não estou querendo comparar, mas quando eu tinha meus 12, 13 anos eu pegava muitos livros na biblioteca (Coleção Vaga Lume) e um dia a bibliotecária me indicou um livro que chama "A Marca de uma Lágrima" do nosso querido Pedro Bandeira e aquele livro foi uma porta para que eu me apaixonasse por romances, e muitas pessoas da minha idade também leram esse livro e ele também foi uma porta para os romances. Depois que terminei Um coração maior que o mundo eu senti que esse pode ser "o livro" para muitos adolescentes de hoje em dia, assim como "A Marca de uma Lágrima" foi para mim. E eu espero de verdade que seja.


"Por que tudo ao redor parecia ter tanta graça para os outros enquanto eu só pensava que deveria ter ficado em casa lendo o último capítulo do livro que comecei na semana passada?"

O Livro é um conjunto de vários clichês que você encontra em livros, novelas, filmes, séries de romance... Aquele jovem pobre de interior, a mãe fica doente ele tem que mudar de cidade e ai aparece uma jovem rica com problemas familiares e eles se apaixonam... Tem algumas coisinhas inesperadas ao decorrer do livro (Pois ele é cheio de Plot Twist), mas é aquele final que você já pode deduzir nos primeiros capítulos. Mas apesar disso o livro é cheio de coisas boas, de pequenas lições, alertas, e muitas mensagens de superação e de aprendizados, e que fala diretamente com aqueles leitores mais novos que precisam ouvir exatamente aquelas coisas.


"Olhei para a paisagem e fiquei imaginando o que move toda essa gente, o que as faz querer viver nesse lugar. Das pessoas espremidas em vagões de metrô aos executivos que transitam em táxis aéreos, o que essas pessoas têm em comum? Só tenho uma resposta possível. Todo mundo tem um sonho. E como disseram Frejat e Cazuza, quem tem um sonho não dança."

Os personagens não sei nem como começar, são incríveis! Não pensava que encontraria personagens tão maduros quanto Chris e Lily... Chris é descrito como um jovem de hábitos estranhos, que não deveriam ser estranhos, mas que realmente não é o normal para os jovens de hoje em dia (Tipo não ter redes sociais, amar ler poetas que já morreram, super família e sonhar em ser escritor). Ele sempre soube quem é e o que quer para sua vida e o que precisava fazer para alcançar o seu objetivo. Em vários momentos me identifiquei com ele e queria muito ser mais como ele. Lily é aquela garota rica, mas que começa a perceber que o dinheiro não trás felicidade e que talvez ela não faça parte "daquele universo", uma vida de aparecias, seguidores em redes sociais, baladas e amizades superficiais parece ter pedido o brilho. Adorei como ela desafia a tudo e vai atrás da sua felicidade. Por algum motivo me identifiquei muito com ela, e queria MUITO ser amiga dela.


"Porque eu sei onde não quero estar, mas ainda falta descobrir qual é o meu lugar"

Estou falando muito bem do livro né? Mas para mim tiveram alguns pequenos pontos negativos sim, porém eles não me fizeram gostar menos do livro! O primeiro ponto foi que o livro é narrado em terceira pessoa com capítulos intercalados entre a visão de Chris e Lily, geralmente livros narrados em duas visões no inicio do capitulo há o nome do personagem para identificarmos de quem é aquela visão e no livro Um coração maior que o mundo não tem isso, o que acabou causando uma confusão no inicio pois estava lá lendo o primeiro capitulo na versão do Chris e dai no segundo era a visão da Lily, mas como não havia essa informação no inicio do capítulo eu fiquei totalmente confusa até entender que aquela era a visão de Lily. Só que depois que você entende isso fica mais tranquilo e você já começa a se situar melhor. O Segundo ponto negativo para mim foi que em alguns momentos eu senti a história muito corrida, eu queria um pouco mais de profundidade e de explicação e alguns momentos e não tive :( As passagens de tempo eram muito rápidas e sem muitas explicações.


"Viva a sua vida. Todos os dias. Permita-se. Faça o que você ama. Tudo pode mudar a qualquer instante."

Agora que já falei dos pontos que me desagradaram, vamos aqueles pontinhos positivos pela escrita do Christian Figueireido que é muito boa para um iniciante em romance (Quem tem o habito de ler muito, acaba percebendo a escrita iniciante), mas ela me surpreendeu muito e eu como já disse anteriormente vejo muito potencial para ser um ótimo escritor nele. A escrita é bem fluida e te envolve muito, você se sente parte da história e é aquele livro que você não consegue parar, você simplesmente devora ele de uma vez só. Também precisa falar sobre o trabalho da editora Planeta com esse livro! A Capa é completamente apaixonante, amei as cores, amei a imagem a fonte utilizada... De verdade eu fiquei encantada com a capa. Além disso a diagramação do livro está muito boa, os espaçamentos, as partes destacadas, tudo se encaixou e não encontrei nenhum erro no livro :)


"E, para mim, o contrário da morte não é a vida, mas a paixão, aquela chama acesa que te inspira e te leva adiante."

Enfim, indico esse livro sim para todos e principalmente para adolescentes que querem iniciar o universo dos livros. É uma ótima dica de presente de natal para seu filho(a), para seu sobrinho(a), primo(a)... aquele adolescente que adora youtube e que você quer incentivar a leitura! Várias estrelinhas para esse livro, e to esperando os próximos do Christian.


"Como não amar essa cidade? Como não ficar fascinado com as portas e janelas que ela sempre deixa aberta para você?"



"Agora espero o Chris numa rua movimentada do centro para uma manhã de sábado e enxergo as coisas de verdade, sem os muros de condomínios que mais parecem fortalezas ou filtros do Instagram. O mundo real tem cores, sons e cheiros que nem sempre são agradáveis. Pelo contrário, pode ser louco, difícil, forte. Ou colorido. Ou tudo isso junto e misturado. Como um frame de cinema que muda a cada segundo, acompanho a vida num grande centro urbano. Gente passando depressa, moradores de rua, carroceiros e seus cachorrinhos, homens-placas que compram ouro..."

Um comentário:

  1. Que incrivel esse livro do Chistian. Sinceramente eu nunca gostei de youtubers escritores lançando biografia atras de biografia mas esse novo projeto dele realmente me surpreendeu muito. Adorei

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.