RESENHA - Tudo Nela Brilha e Queima


Olá leitores, tudo bem? Hoje trago a resenha de um livro que chegou em parceria com a Editora Planeta e ele é simplesmente  maravilhoso e inspirador ♥ Tudo Nela Brilha E Queima - Poemas De Luta E Amor, tenho certeza que vai encantar você também!


Titulo: Tudo Nela Brilha E Queima - Poemas De Luta E Amor
Autor: Ryane Leão
Editora: Planeta
Número de páginas: 192
Skoob: Adicione
"um dia
decidi ser eu
e nunca mais
voltei atrás"

Sinopse: Estreia em livro de Ryane Leão, criadora da página onde jazz meu coração, com mais de 150 mil seguidores nas redes
Livro de estreia de Ryane Leão, mulher negra, poeta e professora, criadora do projeto onde jazz meu coração, com mais de 150 mil seguidores nas redes. “a poesia é minha chance de ser eu mesma diante de um mundo que tanto me silencia. é minha vez de ser crua. minha arma de combate. nossa voz ecoada. nossa dor transformada. nela eu falo sobre amor, desapego, rotina, as cidades que nos atravessam, os socos no estômago que a vida dá, o coração desenfreado, a pulsação que guia as estradas, os recomeços, os dias, as noites, as madrugadas, os fins, os jeitos que a gente dá, as transições, os discos, os tropeços, as partidas, as contrapartidas, os pés firmes que insistem em voar, e tudo isso que é maluco e lindo e nos faz ser quem somos.


"ela parecia
aqueles
fogos de artifício
tudo nela brilhava
e queimava
antes de apagar
e virar poeira"

Tudo nela Brilha e Queima chegou na minha casa há alguns dias e eu já li duas vezes! Assim que ele chegou comecei a ler e só parei quando acabei, e depois eu deixei ele do lado da cama e todo dia antes de dormir ia lendo alguns poemas novamente *-* É o livro de estréia da autora Ryane Leão que já escreve poemas há mais de 10 anos na internet e é criadora do projeto Onde Jazz meu Coração que tem mais de 769 mil curtidas em sua página do Facebook. Eu não conhecia o projeto até ver o livro no catálogo da planeta e enquanto esperei ele chegar dei uma olhada no Face, comecei a ler os poemas e me apaixonei ali mesmo. Outra coisa que eu adorei quando conheci a autora é o fato dela também participar de Slams! Para quem não conhece Slam é uma competição em que poetas leem ou recitam um trabalho autoral, ultimamente tem sido mais divulgado o Slam pois temos vários videos sendo divulgados no Facebook e eu acho bem legal esse destaque para essa arte que é incrível.


"você é uma frase bonita
dessas que a gente sublinha no livro
faz tatuagem, conta pra todo mundo
dessas que dividem a gente
em antes e depois"

As palavras da Ryane, mesmo em pequenas quantidades, te envolvem e conseguem te tocar de uma forma incrível. A leitura é tão gostosa que você devora as páginas com um sorriso em seu rosto e um coração todo aquecido. Não são aqueles poemas de "amorzinho" ou "água com açúcar" é algo forte e que te deixa feliz por você ver que tem alguém falando sobre isso! Na literatura em geral temos o costume de ver uma mulher mais romântica, mais "frágil" e a Ryane trouxe nesse livro o lado forte e emponderado da mulher. É algo muito forte e eu não consigo encontrar palavras para descrever tudo o que esses poemas podem fazer com o você. É uma obra que traz poemas fortes, inspiradores, emocionantes e diretos. É um livro feito por uma mulher, para mulheres e é uma avalanche de representatividade, palavras de empoderamento, conforto, força e momentos enfrentados por mulheres.


 "o que você vai fazer com esse coração
que colocaram em suas mãos
diz bastante
sobre quem você é"

Eu adorei a edição do livro, que possui maravilhosas ilustrações de Laura Athayde que se encaixam tão bem com os poemas. A capa é outra coisa maravilhosa, ela realmente representa o livro de uma forma única, as cores, as fontes a ilustração... é tudo tão maravilhoso! A editora fez um ótimo trabalho de edição e diagramação... cada poema fica em um lugar na página e não tenho dúvidas que em todas as fases desse livro foi tudo feito com muito amor e carinho.

Por fim, não há muito o que falar desse livro, todas palavras parecem poucas! Não tenho dúvidas que toda mulher vai se identificar com esse livro, toda mulher vai sentir orgulho desse livro e aquela sensação de: "Que bom que alguém também vê isso. Que bom que alguém está falando sobre isso". É uma ótima dica de presente de natal e amigo secreto e até mesmo um presente para si, pois esses poemas são um belo presente para todas as mulheres ♥

"sou vendaval
e te convido
dança comigo
nessa tesmpestade
que é ser eu?"



"você não quis ficar
e dessa vez eu não quis insistir
cansei de deixar os outros
racharem minha alma

no espelho
me vi inteira pela primeira vez
em anos

para me descobrir completa
tive que deixar muita gente ir."

Um comentário:

  1. Eu realmente nao sou muito dada a poesia e vou acabar deixando esse livro passar. Ja tentei por diversas vezes começar a ler livros de poemas mas perco o interesse rapido demais.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.