RESENHA - Uma viagem inesperada (Turma da Mônica Jovem)


Olá leitores, tudo bem? E ai quem também cresceu com a Turma da Mônica? Recebi esse livro de parceria com a Gutemberg/Nemo e gente como estava ansiosa e amei muito esse livro ♥ Sabe aquele livro com gostinho de infância? É esse...

Título: Turma da Mônica Jovem: Uma Viagem Inesperada
Autora: Pam Gonçalves, Babi Dewet, Mel Souza e Carol Christo
Editora: Nemo
Número de páginas: 336
Skoob: Adicione
Sinopse: Pergunta: O que pode acontecer numa viagem inesperada? Resposta: Tudo. As personagens da Turma da Mônica Jovem estão reunidas, pela primeira vez, em um livro de contos. Mônica, Magali, Marina e Denise embarcam em aventuras inéditas, cada uma com um destino especial. Mônica parte rumo à Coreia do Sul, em um tour inesquecível, repleta de k-pop, cores e aventuras. Magali tem seus planos virados de cabeça para baixo e acaba em Paraty, onde gastronomia e novas amizades se misturam. Marina desenvolve um novo lado artístico em Londres – com direito a chá, saudades e encontros e desencontros. E Denise, por ter se metido numa encrenca, é mandada de castigo para um acampamento na Serra Catarinense. Prepare as suas malas e acompanhe as garotas em viagens pelo Brasil e o mundo, com romances, confusões e aventuras.

"Viajar é maravilhoso, mas voltar pra casa é tão bom que deveria existir uma palavra no dicionário só para descrever esse sentimento"

Desde que me entendo por gente Turma da Mônica está na minha vida, e esse livro me trouxe uma nostalgia enorme... Quando ele chegou me vi aquela menininha que mal sabia ler toda feliz quando nas férias ganhava o Almanacão de Férias da Turma da Mônica! Sério, estava super feliz e ansiosa para ler esse livro com gostinho de infância. Por mais que se trate da turma jovem, são histórias daqueles personagens que conhecemos desde sempre e que cresceram junto com a gente *-* Nesse livro "Uma Viagem Inesperada" temos quatro contos, das personagens: Mônica, Magali, Marina e Denise escritas respectivamente pelas autoras Babi Dewet, Carol Christo, Melina Souza e Pam Gonçalves. Meu maior receio antes de ler a obra era de que as autoras não conseguissem passar ou que mudassem a personalidade dos personagens que já conhecemos tão bem, mas isso não ocorreu, elas escreveram de uma forma brilhante e com toda a essência das personagens ali e isso é a coisa mais linda que poderíamos ter no livro, são em todas as letras as "nossas" queridas personagens.

O Livro diferente dos gibis, não é quadrinhos, mas tem algumas ilustrações maravilhosas no meio dos contos  que mostram o momento que as personagens vivem e são tão lidinhas *-* Eu realmente amei o livro e as histórias, claro algumas eu gostei mais que as outras, mas todas estão maravilhosas. A única coisa que não gostei foi que acabou muito rápido :( por se tratarem de contos, a leitura é muito rápida, fluída e curtinha e eu só queria mais, mais detalhes, mais história, mais qualquer coisa! Se um dia falarem que vão lançar um livro para cada personagem, EU QUERO! Os contos te prendem e dai quando você está lá toda envolvida e... acaba! Isso me magoou muito, acho que foi o livro de conto que mais desejei que cada conto fosse um livro. 


Como o próprio subtítulo já diz “Uma viagem inesperada”, o livro trás a história de uma viagem inesperada na vida de nossas protagonistas durante as férias escolares e tivemos a chance de conferir elas longe do Limoeiro e da Turma. Para não deixar passar nada vou dividir a resenha entre os contos para dizer o que achei de cada um.

MÔNICA EM UMA AVENTURA NA COREIA DO SUL - BABI DEWET

"Aprender a aceitar nosso cabelo, nossos dentes, nossos amigos imperfeitos e até as pessoas que nos fazem mal. Tudo faz parte de quem somos e de quem vamos nos tornar"

Adoro os livros da Babi Dewet, e admiro muito como escritora, mas esse conto foi o que menos gostei do livro. Achei algumas coisas meio "forçadas", mas me encantei pois me identifiquei com a Mônica, uma pessoa que não sabe nada sobre o universo Coreano, com uma amiga (Lelê) que é louca por esse mundo! Sério, em alguns diálogos eu pensava: Gente, parece a Lorrane tentando me explicar as coisas e eu tentando entender! Nesse conto após perder uma aposta com o cebolinha ela acaba participando de uma promoção e ganhando uma viagem para a Coreia do Sul! A outra ganhadora da viagem é a Lelê uma menina que AMA KPop, e juntas elas passam por várias coisas em um país totalmente desconhecido. Gostei muito de conhecer um pouco melhor sobre esse universo KPop, não há dúvidas que a Babi realmente sabe do que está falando!

MAGALI EM UM MENU DE SURPRESAS - CAROL CHRISTO

"Sem que ele soubesse minha vida estava completa. E minha vida também."

Não conhecia a Carol Christo, mas depois desse conto só queria dizer que: "Carol, escreva um romance! Nunca te pedi nada!". Nesse conto a nossa querida Magali foi parar em Paraty pois sua tia está doente e seus pais tiveram que ir ajudar e não queriam deixa-la sozinha no Limoeiro. Eu achei um conto extremamente real, quem nunca planejou toda as férias e de repente, foi surpreendido? Esse é um conto que você lê sorrindo e se identifica totalmente! Ter que viajar para um lugar que você não quer, ficar longe de seu namorado, ter todos os seus planos alterados e quando menos se espera você está lá com novos amigos e surpreendentemente se divertindo. Esse foi o conto que li mais rápido, ele fluiu sem problemas e quando você menos espera, acabou... e você fica lá querendo que essa viagem da Magali tivesse sido maior só para aproveitar mais um pouquinho...


MARINA EM LONDRES PARA LEIGOS - MELINA SOUZA

"Até que ponto a imagem que temos de nós mesmos é diferente da que os outros têm de nós? Acho que a fotografia é capaz de nos explicar um pouco como somos vistos pelos outros."


Também não conhecia a Melina, mas depois desse conto quero ler mais do que ela escreve! Eu amei esse conto, a forma como Marina é independente e que não se privou de aproveitar a oportunidade que teve ou que ficou se lamentando por "estar sem seu namorado", ela teve a chance de fazer um curso de fotografia em Londres (que ela ganhou de seus pais) e mesmo com o Franjinha - Não consigo chamar ele de Franja, desculpem! - não muito feliz com essa viagem, ela estava super animada e contente para fazer sua primeira viagem internacional e conhecer Londres! Adorei como ela descobriu o seu amor pela fotografia e como ela aprendeu a juntar sua paixão por desenhar com esse novo amor. O que mais gostei do conto foi o ótimo balanceamento de sentir falta de casa e do namorado e de aproveitar a viagem com os novos amigos, a ambiguidade de sentimentos a tornou uma das minhas personagens favoritas da Turma pois conheci um lado dela que não tive a oportunidade de conhecer nos gibis. Obrigada Melina <3

DENISE EM FÉRIAS NA SERRA CATARINENSE - PAM GOLÇALVES 

"Passamos por momentos legais e tínhamos medo de quebrar o encanto se falássemos disso em voz alta, rompendo o pequeno laço recém formado entre a gente."

O Último conto foi o que realmente arrebatou meu coração, é meu conto favorito e é o conto que eu mais quero continuação! Nunca li um livro da Pam, mas nesse conto preciso dizer que eu já amei a escrita dela, e que ela simplesmente fez uma história maravilhosa em poucas páginas, com toda certeza vou ler os outros livros dela para ver se suas histórias são tão boas quanto essa. Nesse conto Denise vai para a Serra Catarinense pois está de castigo e seus pais acham que seria bom ela passar alguns dias no acampamento de sua tia nessa castigo, afinal lá não tem internet e o melhor castigo atualmente para um adolescente é esse né? O conto é surpreendente, você se apaixona pelo lugar junto com Denise e torcer muito para que salvem o acampamento da Tia Rita. Os personagens são totalmente cativantes e bem elaborados em um curto período e pudemos ver uma evolução e um amadurecimento da Denise que é lindo de ler. A escrita te envolve, faz você se sentir realmente lá e você simplesmente não consegue parar de ler! Todo o desenvolvimento não é forçado e eu quero muito, muito, muito mais histórias pois não quero me separar da Denise, do Douglas e de todos do Acampamento!


Enfim, indico esse livro para todos, principalmente para aqueles que cresceram com a Turma da Mônica. O Livro te prende e te deixa com aquela sensação de nostalgia que te faz sorrir se lembrando dos bons momentos em que já passou com essa turma, é muito legal ver o amadurecimento dos personagens e ver como eles estão crescendo e se tornando as pessoas maravilhosas que sempre achou que eles seriam. Esse é aquele livro que crianças, adolescentes e adultos vão gostar, pois todo mundo já foi um dia da Turma também, e é muito bom relembrar isso... 


E ai quem ai também cresceu lendo Turma da Mônica e quer esse livro? 

Qual era seu personagem favorito?


2 comentários:

  1. HAHAHA Já quero muito esse livro, só por você ter achado a situação da Monica e Lele parecida com a nossa!
    Ainda vou te viciar em doramas, espere e verá ❤

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu amo a Turma da Mônica, mas nunca li nada da Turma da Mônica Jovem. Dá pra acreditar?
    Esse livro parece ser lindo, uma vez que é ilustrado.
    Achei super interessante que não é escrito pelo Mauricio de Sousa e, sim, uma releitura escrita por 4 autoras, reunindo 4 contos.
    O fato é que gostaria de ser uma dessas personagens e estar, por aí, viajando!
    Abraços.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.