RESENHA - Um Amor


Olá leitores! Tudo bem? Hoje trago a resenha de um livro enviado por um autor parceiro do Dreams and Books. Esse livro foi uma grande surpresa para mim, é um livro feito com amor e que fala sobre muito amor ♥ Vem ver a resenha...

Título: Um Amor
Autor: William Soares dos Santos
Editora: Ibis Libris
Número de Páginas: 180
Skoob: Adicione
Sinopse: “(...) todo e qualquer gênero literário requer acuidade e imaginação criativa. Esses recursos estão presentes no livro de William Soares.” Claudio Aguiar, escritor membro do Pen Clube do Brasil
Relacionamentos amorosos – vários, em diferentes formatos e encaixes – são o tema central do livro de contos Um amor, de William Soares dos Santos, autor também do volume de poesias rarefeito (Ibis Libris, 2015). O Rio de Janeiro, mais que cenário, é protagonista dessas histórias, proporcionando sensações e reflexões à luz da sensibilidade do autor. Muitas referências pontuam a obra: músicas, filmes, personagens e, principalmente, fotografias em preto e branco tiradas pelo próprio escritor. Estas vão entremeando os contos e tornam este livro ainda mais belo, pois contam uma história à parte, em sua própria linguagem. 

Uma moça de religião evangélica que se encanta e se assusta com a liberdade sexual da colega de faculdade; dois amigos que interagem sob as forças do amor e da amizade, tendo que optar por uma delas; um homem às voltas com a paixão e as lembranças de suas mulheres, preso a uma delas por circunstâncias muito duras do destino. Essas e outras histórias nos introduzem no imaginário de William Soares, levando-nos a refletir sobre as variadas formas que Um amor pode tomar, nos corações e mentes humanos. 


"..., mas ele ia continuar correndo, ele ia jogar com fome, ele ia driblar a vida."


Foto por Paloma Machado - Dreams & Books
Instagram: @lominha_machado
Um amor foi uma adorável surpresa literária! Eu não conhecia o livro nem o autor, a única informação que tinha era que se tratava de um livro de contos. Não vou mentir e dizer que esse é um livro que eu compraria se o visse na livraria, mas preciso dizer que após ter lido ele, com certeza é um livro que eu compraria. A Capa não me chamou atenção e para mim, aquele ditado "Não julgue um livro pela capa" nunca se aplicou tão fielmente quanto nesse caso e depois que terminei e fechei o livro acabei olhando a capa com outros olhos e tudo se encaixou. 

O livro nos trás 12 contos diferentes, todos se passam no Rio de Janeiro em diferentes épocas e lugares e tratam de um assunto: O AMOR. Logo no primeiro conto já fiquei presa e emocionada. Todos contos são muito bem escritos! A escrita do autor é continua e fluida e por diversos momento eu realmente me senti no Rio de Janeiro. Não posso deixar de falar do fato de todos os contos se iniciarem e concluírem com reticencias. Esses três pontinhos colocados nesses momentos nos contos deixaram tudo incrível, nunca li contos assim, e pensei que talvez eu fosse odiar pois deixaria a impressão de ficar incompleto, mas ai é que está! Esses três pontinhos no final fazem você ficar imaginando o que aconteceu depois e concluir a história em sua mente, até por isso eu dei um intervalo entre um conto e outro e as histórias continuavam em mim.

"Sinto saudades daquilo que tenho a arrogância de chamar de amor e daquilo que, por ignorância, chamo de amizade; nem sempre sei quando um começa e termina o outro."

Foto por Paloma Machado - Dreams & Books
Instagram: @lominha_machado
O que mais gostei é o fato do livro ser totalmente livros de preconceitos e tabus, ele não tem medo de falar sobre homossexualísticos, pobreza, religião, cor da pele... Geralmente em livros com vários contos sempre temos um "padrão" e aqui não, mas em nenhum momento as histórias ficam forçadas ou irreais. Todos os relatos de amor (De todas as formas, casal hétero, casal gay, poli amor, amor de família, amor perdido) são escritos de uma forma natural e totalmente reais. São muitas as mensagens passadas entre as linhas e contos desse livro, são coisas tão sutis e bem colocadas que você precisa ler com atenção todos os detalhes. 

Os contos que mais gostei do livro foram: "O amor da mãe pelo filho", "entre dois amores", "poliamor" e "memória", todos eles me emocionaram de diferentes formas, inclusive escorreu até uma lágrima no primeiro. Se alguém tiver alguma dúvida de comprar o livro ou não e tiver a oportunidade de ler um conto desses com certeza vai querer vai mais história que o livro trás.

"Eu não estou presa à nenhuma etiqueta. Nenhum desses rótulos que você apresentou me aprisiona. Eu amo sem limitações."


Foto por Paloma Machado - Dreams & Books
Instagram: @lominha_machado


A diagramação está ótima, o espaçamento perfeito e o inicio de cada conto há uma fotografia em Preto e Branco, tirada pelo autor, do lugar em que o conto se passa. A única coisa que talvez eu mudasse fosse a capa, ela não é uma capa que chama atenção. Mas como disse no inicio da resenha depois de ler todos os contos você fecha o livro e de alguma forma aquela capa simples parece se encaixar. 

Enfim indico esse livro para todos que acreditam no amor em toda a sua forma. Ele te emociona, te faz sorrir e te deixa com um coração quentinho de amor! Dê uma chance para Um Amor, eu me surpreendi muito com ele, e espero que você também se surpreenda.

"De um modo, profundamente sábio e metafisico, de alguma maneira profundamente única e indizível, ele sabia, ele sabia que o amor, o amor nunca termina, ele dorme na ruína do tempo do que foi e do que virá, na desistência da palavra, no calor das circunstancias, porque permanece no entrecortar profundo da raiz onde se finca a tão teimosa vida..."

12 comentários:

  1. Olá!

    Esse livro já me ganhou pelo título ❤ Quem não gosta de falar/ler sobre o amor ?!

    Confesso que não gosto muito de contos por eles serem curtinhos mas adorei o tema central desse livro..

    Já está na lista de desejados !!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Que linda resenha! Parabéns. Não conhecia o livro, mas já fiquei encantada, afinal, se fala de amor, é uma leitura que faz muito bem ao coração e a alma!
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. "É o AMOOOOOOOOOORRR..." Hahahaha. Quem não gosta de um belo livro sobre o amor? E ainda mais sendo contos. Várias histórias diferentes que culminam em um tema em comum. Realmente a capa não me chama a atenção também, mas o que importa é o conteúdo. E muitas vezes a capa só faz sentido quando estamos lendo ou quando terminamos a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Oii! Parece ser um livro com contos lindo e cheio de lições, com certeza me fariam chorar e suspirar ao mesmo tempo haha. Sua resenha está linda e me deixou curiosa sobre esses contos. Eu não conhecia essa obra, mas já vou adicionar na minha lista e espero gostar tanto quanto você. Bjss!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Não conhecia o autor, nem o livro. Acho interessante olhar o amor sem os óculos cor-de-rosa do romantismo exagerado.

    Sua resenha apresentou o livro e os contos de maneira sóbria e interessante, mas acho que não estou no momento de cair de amores por esse livro.

    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros de conto... ainda mais de amor... adorei a resenha e vou super anotar a dica... Sempre são livros bons para curar aquelas ressacas literarias monstruosas!

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá linda,

    Eu sou ao contrário haha, porque compraria esse livro por causa dessa capa super fofa e que mostra a simplicidade do que o amor.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Paloma.
    Eu gosto de contos e gosto do Rio de Janeiro, o que me dá fortes motivos para fazer uma leitura futuramente deste livro.
    As vezes a capa nos desanima, mas quando vamos ler o livro, adoramos, como foi o seu caso.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Não conhecia o livro, mas não me interessei tanto por ele. Não é uma obra que me chamou a atenção, a capa também não curti, ficou escura demais.

    ResponderExcluir
  10. Oiii!

    Eu estava mesmo precisando de uma obra como essa!
    Não conhecia o autor, mas fiquei curiosa pois é uma tematica fofa que me deixa na minha zona de conforto...
    Só não curti muito a capa.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oie! Tudo bem?

    Não sou fã de livro de contos, mas esse despertou meu interesse, a temática é muito boa, pode se abordar vários temas e com certeza me prenderia na obra, vou atrás para conhecer mais sobre ela, e quem sabe realizar a leitura!

    BJss

    ResponderExcluir
  12. Oie! Amo livro de contos, o melhor disso tudo é que estou saindo daquela férias em ler livros de romance, vou dar uma chance pra essa obra, gostei de saber que é nacional e poder conhecer novos autores.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.