RESENHA - Os 12 signos de Valentina


Olá leitores! Tudo bem? Hoje vou trazer uma resenha que talvez tenha ficado muito grande, mas não desiste de mim tá? Hahahahahaha É que esse livro me empolgou tanto que eu não conseguia parar de escrever, foi mais forte do que eu.


"Porque esse é o grande problema das decepções amorosas e finais de relacionamento: tudo o que é maravilhoso um dia acaba.
Mas quem disse que não podemos criar novas memórias tão maravilhosas quanto?"

Título: Os 12 signos de Valentina
Autora:  Ray Tavares
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 392
Skoob: Adicione
Sinopse: Isadora é ariana e seu ex namorado pisciano... Inferno astral! Em busca da combinação astrológica perfeita, ela cria um blog para relatar suas experiências. Isadora descobriu da pior forma possível que o namorado a traíra. E com sua melhor amiga, ainda por cima! A estudante de jornalismo entra numa fossa sem fim. Sem nenhum estágio à vista, ela se afoga em filmes feitos para chorar, pizza e em sua mais nova obsessão: stalkear o perfil do ex namorado no Facebook. Até descobrir exatamente o que deu errado entre ela e Lucas: seus signos são incompatíveis. Basta encontrar um rapaz de libra e seu mundo entrará nos eixos novamente. Com a nova obsessão e a desculpa do trabalho final de jornalismo online, uma reportagem investigativa sob um pseudônimo, Isadora une o útil ao agradável e cria um blog para relatar a experiência: Os 12 signos de Valentina. Já que precisa encontrar o libriano perfeito, por que não aproveita e experimenta os outros signos do zodíaco para ter certeza mesmo?


"Naquela época, eu acreditava que um lindo príncipe encaixaria um sapato de cristal no meu pé e nós viveríamos felizes para sempre em um castelo encantado. Então eu cresci. E descobri que o príncipe está mais para um garoto arrogante e babaca... E não é exatamente um sapato que ele quer encaixar em você"

Foto por Paloma Machado - Dreams And Books
Instagram: @lominha_machado
Os 12 signos de Valentina foi um livro que surgiu do nada para mim, por mais que ele tenha tido mais de 2 milhões de leitores no Wattpad e tenha ganhado o prêmio de Wattys de Votos Popular eu não sabia absolutamente nada. Vi ele em uma divulgação da Galera no Instagram e achei tudo tão rosa e fofinho que coloquei o Livro em minha lista de compras, porém não era uma prioridade (Afinal era um livro que falava de signos!). Até que em uma sexta estava no Face me deparei com um evento "Tarde de Autógrafos" que era bem pertinho de casa, num domingo e que por coincidência seria no mesmo Shopping que costumo ir no cinema aos domingos. Acabei aproveitando e passando por lá.

Cheguei um pouco mais cedo para comprar o livro e a fila já estava se formando... Quando ia dando o horário marcado, chega a Ray Tavares na livraria, ela ficou muito surpresa por ver que tinha uma fila esperando por ela e nesse momento já me encantei por ela, em poucos segundos ela conseguiu demonstrar a emoção de estar lá... Quando foi chegando a minha vez eu observei ela com os leitores, e gente que encanto, era nítida a alegria, emoção, felicidade dela estar ali! Ela abraçou muito todo mundo, e ela conversava e dava atenção para cada um de forma única e o sorriso dela para todos era tão verdadeiro. Eu não a conhecia, eu não sabia nada do livro (além da sinopse que li na fila), mas naquele momento eu estava encantada pelo amor dela nele, era nítido nos olhos dela. Durante a minha vez ela perguntou meu signo para colocar na dedicatória, e quando eu falei “Aquariana” (Mas juro que pensei: “Que diferença faz?), ela parece que leu meus pensamentos e falou enquanto escrevia “Não seja cética” e eu disse “A gente tenta” e ela toda simpática abriu um sorriso e disse “E ainda tem gente louca que escreve sobre isso” ,pois é Ray, quando comecei a leitura segui sua dica e deixei um pouco a razão de lado e li com o coração.


"Porque eu não era uma pessoa ansiosa que criava expectativas inalcançáveis e acabava  sempre quebrando a cara e sofrendo toda a dor que só o fim de um relacionamento imaginário pode causar. Eu? Nunca!" 

Foto por Paloma Machado - Dreams And Books
Instagram: @lominha_machado
  Aquarianos são pessoas extremamente racionais e lógicas, céticas e do contra. Então será que eu serei a pessoa que terei que ir contra o que estão dizendo do livro? Se todo mundo está dizendo que é bom, eu preciso dizer que é ruim? Mas não dessa vez. Dessa vez terei que dar o braço a torcer e dizer que Os 12 signos de Valentina se tornou um dos meus livros favoritos. As pessoas estão certas. É um sucesso. Ele está cheio de Post It colados pois achava todas as partes incríveis e maravilhosas. Eu sou uma pessoa cética, eu sei que em minha bio diz que eu acredito em fadas, zumbis, duendes e magia e eu acredito no fundo do meu coração (talvez seja meu ascendente?), mas sou uma pessoa extremamente racional e sei lidar com fatos e provas. Signos? Não vou mentir e dizer que nunca li nada sobre, é até uma coisa muito conflitante para mim pois me identifico muito com a descrição que dão de aquário, então é meio que aquela coisa talvez pode ser verdade e essa coisa de signos exista, mas não levo como verdade absoluta. Consigo entender aquelas pessoas que chamamos “louco dos signos”, pois talvez faça sentido. E enquanto eu lia esse livro me peguei pensando nas pessoas que eu conhecia de cada signo citado e pensava “Nossa, é verdade”. Mas uma das coisas que mais gostei no livro é que ele não força você acreditar em signos, a personagem acredita e você está lendo a história dela, mas em nenhum momento ela diz: Isso é a verdade absoluta. Ela deixa bem claro que você não precisa acreditar, e que uma pessoa não é definida pelo seu signo.

O Livro conta a história de Isadora (Que usa o pseudônimo Valentina), e em seu aniversário de 22 anos descobre uma maneira nada fácil que seu namorado com o qual estava há 6 anos está traindo ela com sua amiga da faculdade. Ela fica destruída por isso, e alguns meses depois em uma noite de bebedeira para afogar as magoas ela descobre o que levou a tudo isso no relacionamento: Ela é de Áries, e ele de Peixes. Inferno Astral. Após essa descoberta ela usa esse novo interesse em astrologia para fazer um trabalho da faculdade de jornalismo e cria um blog com o objetivo de relatar as suas experiências amorosas com os 12 signos do zodíaco.


"- Você teve uma epifania entre um copo de vodca e outro? - perguntou ela, mal humorada.
- Eu sou de Áries, ele é de Peixes, não combina - respondi, antes de apagar no banco de trás"

Os personagens, não sei nem por onde começar. Não me recordo o último livro que eu li e que eu tenha me identificado tanto com a personagem quanto esse livro, eu me identifiquei totalmente com Isadora/Valentina, de uma forma surreal! Em diversos momentos me vi muito nela (Minha lua, ascendente, sei lá algo deve ser em Áries também). Eu sentia tudo que ela estava sentindo, talvez seja por ter gostos muito parecidos com os dela e por viver em São Paulo também e entender totalmente o amor dela pela Tapioca que vendem na Paulista ou a confusão da estação Consolação sair na Av. Paulista e a estação Paulista sair na Consolação (!?). E o que dizer do Andrei? Se eu tenho um “tipo de cara” vou passar a descrever como o Andrei. Ele é o que eu quero para minha vida (SOCORRO!), gente que Crush literário é esse! Gostei muito como eles foram desenvolvidos e pude perceber como eles cresceram em pouco tempo. Os personagens secundários também são um encanto, posso ficar dias aqui falando de todos os personagens...


Foto por Paloma Machado - Dreams And Books
Instagram: @lominha_machado
A escrita da Ray é excelente, de uma forma envolvente e fluida ela consegue fazer você se colocar no lugar da personagem e te faz querer muito ser amiga da Isadora. Eu não conseguia largar o livro (Inclusive passei da estação enquanto lia no metrô, e tive que ler escondida no trabalho! Sabe quando o seu chefe passa e você muda rapidamente para o Excel? Quando alguém passava eu fechava o livro tão rápido e fingia que não estava lendo nada e estava totalmente focada no trabalho), acabei lendo ele em 1 dia com dor no coração, pois não queria que ele acabasse. A capa está maravilhosa e foi o que primeiramente me despertou interesse no livro. A diagramação foi muito bem feita, e com certeza a Galera teve tanto amor por esse livro quando a Ray.


"Eu sinceramente odiava quando alguém me perguntava se eu já havia lido, assistido ou ouvido algo extremamente culto; fazia com que eu me sentisse a pessoa mais estúpida do mundo.
Se eu havia assistido o último episódio de Keeping Up with the Kardashians ninguém perguntava."

Adorei as pequenas críticas feitas, a questão de privilégios, diferenças, de ser mulher no mundo atual, dos medos e receios, inseguranças e superações. De todos pequenos aprendizados que tive durante essa leitura encantadora. Gente, e as citações e referencias nesse livro? How I Met You Mother, RBD (gritei na parte que cita a música Dos Enamorados de Clase 406), Harry Potter, Chaves, Star Wars, Disney, Netflix, Séries, 5 a seco (mais gritos)... Não tem como não se apaixonar.

Sei que essa resenha está enorme, mas é que eu realmente estou muito empolgada com o livro. Faz apenas algumas horas que terminei de ler, mas estou com saudades já. E preciso confessar que já perguntei o signo do Crush (Que vergonha de aquariana eu sou kkkkk), ainda não sou a louca dos signos, mas talvez eu faça meu mapa astral só para saber...


Enfim, indico esse livro para todos fãs de romances fofos, de livros que te fazem sorrir entre as páginas. De livros que te fazem se apaixonar, suspirar e dar risadas. Para os céticos e os que acreditam. Para todos que de alguma forma acreditam em amor, pois o amor transborda nessa livro. 


 "Quero dizer, eu deixei de buscar a minha própria felicidade e depositei todas as minhas esperanças no Lucas, como se a felicidade estivesse em outra pessoa, e não dentro de mim. E não está! Eu só dependo de mim mesma para ser feliz! E não estou disposta a perder isso, porque demorei 22 anos para me entender."




"Uma vida cheia de emoções, descobertas, garotos e paixões.
E quer saber?
Eu estava me divertindo"

21 comentários:

  1. Olá !!
    Prazer, aquariana aqui 😘
    Hahaha..
    Não acredito ou sigo signos mas eu com certeza leria esse livro.
    Por ser um romance fofo e divertido me apaixonei pelo enredo.

    Quero !!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquarianas! ♥

      Sim, é muito fofo, acho que você pode gostar sim ^^

      Excluir
  2. AI MENINA, EU TO AQUI NO TRABALHO E LI A SUA RESENHA E ME DEU VONTADE DE CHORAR. OBRIGADA, DE CORAÇÃO - EU ESTAVA PRECISANDO DISSO. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ray, sua linda... Ainda escrevi muito pouco viu? kkkkkk Parabéns seu livro está realmente maravilhoso, e espero te encontrar outras vezes. ♥

      Excluir
  3. Olá!
    Que linda resenha, parabéns!
    O livro deve ser ótimo mesmo e com uma mensagem muito bonita, não é mesmo?
    Por tudo que você comentou, a respeito da obra, fiquei motivada para ler!
    Dica anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Achei essa capa muito bonita, esse livro parece ser bem legal e a mensagem é bonita. Gostei das suas impressões sobre Os 12 Signos de Valentina, a sua resenha ficou muito boa, parabéns. Dica anotada!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Nossa tô querendo muito esse livro pra mim. Estou enamorada por ele. A capa, o enredo, tudo. E a cada resenha que leio sobre ele fico querendo ainda mais. Embora romances fofos, como você diz, não sejam uma leitura habitual para mim vira e meche me interesso por um. Mega interessada nesses rs Bexitus, Tay!

    ResponderExcluir
  6. Adorei. Amo livros que tem signo na trama. E a capa é linda. Vou já adicionar no meu Skoob!

    ResponderExcluir
  7. Ola
    Pretendo ler esse livro logo, estou so no aguardo do meu exemplar chegar. A premissa chama muito a minha atenção, e adoro ler relacionados aos signos do zodiaco, apesar de não ir muito além. Assim como na sua resenha, só venho lendo boas críticas, o que me motiva bastante. Acho essa capa muito bonita!
    beijos, F

    ResponderExcluir
  8. Acompanho a autora no instagram e a acho master fofa com os leitores, porem este livro traz um tema que eu não me interesso: astrologia. Quase nem lembro qual ´eo meu signo... rs Mas ainda assim, por se ruma leitura divertida, acho que vale a pena.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Eu já estava com vontade de ler esse livro, mas depois da sua resenha parti pesquisar preços... rs.
    Amei a descrição que você fez da autora. Da alegria dela ao ver que tinha fila esperando pelos autógrafos. E gostei mais ainda dela ao ver o comentário acima. Parece ser o tipo de pessoa que merece sucesso.
    Pretendo ler em breve e gostar tanto quanto você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Paloma,
    Quando soube desse lançamento não fiquei interessada na leitura, pois não curti muito a capa - confesso. Depois comecei a ler resenhas e fiquei muito curiosa para ler, pois parece ser um livro muito completo e isso me agrada demais. O que mais gosto é dessas pequenas críticas que todos falam que tem.
    A autora parece ter trabalhado essa história muito bem e espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie tudo bem?

    Estou vendo esse livro bastante pelo Instagram, mas nunca cheguei a me interessar realmente pela obra. Sua resenha está muito contagiante, mas falta algo realmente na história em si do livro que desperte meu interesse na obra, mas vou deixar o nome anotado quem sabe futuramente não realizo a leitura dele!

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Apesar da capa bonita, a sinopse não me agradou muito não... Não gosto muito de romances - ainda mais quando a personagem se ligou a algo tão fútil quanto signos...

    Tudo bem que a escritora parece fofa, pelo que você disse!

    É muito bom quando nos empolgamos com a leitura assim, quando a escrita da autora é tão envolvente que lemos e parece que nem estamos mais presentes num lugar, existem apenas as palavras!

    A resenha nem ficou grande, não se preocupe, huahuaha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa, to começando a achar que me identifico com essa protagonista hahahaha
    Ando testando uns signos por aí também, mas parece que só me interesso por alguns específicos hahahah
    Conheço a sensação de se encantar pelas autoras nacionais, todas são tão fofas e carismáticas né? Tenho adorado conhecê-las. Mas essa ainda não tinha ouvido falar.
    Vou procurar ler o livro.
    Obrigada pela dica!
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Paloma,
    vi muitas das ações de divulgação que a editora promoveu para esse livro e embora não tenha me interessado muito na época acabei ficando tentada a lê-lo depois da sua resenha, parece ser um amorzinho de livro e uma história leve e divertida, né? Eu queria saber mais sobre os signos, quem combina com quem e as características de cada um, mas não domino o conhecimento básico nem do meu hahaha vou ver se encaixo esse livro nas minhas próximas compras.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Paloma! Tudo bem?
    Só a primeira quote que tu citou já fez esse livro me ganhar completamente. Não parei de rir por uns dez minutos quando li pela primeira vez e cá estou eu rindo de novo dessa quote icônica, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Tenho que ler isso de uma vez. Quem sabe eu encontro um jeito de superar a irritabilidade de Áries, XD.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Já tinha ouvido falar do livro, mas é a primeira vez que leio uma resenha sobre. Mas enfim, já me identifiquei com a personagem logo de cara pelo fato de que somos Arianas <3 Particulamente eu achei a ideia é a criatividade para montar esse enredo incrível! Não sou fã de romances fofos, mas tenho várias amigas que são e definitivamente irei transmitir essa dica para elas. A sua resenha está maravilhosa aliás ❤️
    Um beijo

    ResponderExcluir
  17. Da pra ver mesmo sua empolgação! Hahahaha
    Eu nem sabia que esse livro era nacional! :o Eu o descobri no mochilão, mas nem prestei atenção no nome da autora. Rss
    Gostei do início da resenha onde você falou sobre seu encontro com a autora! :)
    Sobre o enredo, deve ser muito divertido de acompanhar. E MELDELS tem referência de RBD: já quero! Hahahahahahahah

    Beijos

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.