LISTA - 15 Distopias Que Você Precisa Ler


Distopia é uma ramificação da literatura fantástica do gênero de Fantasia! É um gênero bem popular e bem aceito pelos leitores. São livros que contam uma história alternativa, mostrando uma sociedade que tomou um caminho da sociedade atual. Geralmente esses livros são caracterizados pelo totalitarismo, autoritarismo e pelo opressivo controle da sociedade instituídas em nome do bem-estar coletivo, e que em muitos a tecnologia é usada como ferramenta de controle por parte do Estado se passando em tempos que ainda estão por vir. 

Se você ainda não leu nenhum livro distópico, precisa ler! São vários livros maravilhosos, tão maravilhosos que foi difícil escolher só alguns para colocar nessa lista:


1) O Teste
Skoob: Adicione
Sinopse: No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. 
Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?


2) Starters
SkoobAdicione
Sinopse
Seu mundo mudou para sempre.
Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha.
A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador.
Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...

3) Destino
SkoobAdicione
Sinopse
Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família.
Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés.
Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

4) Reiniciados
SkoobAdicione
Sinopse: As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?





5) Gone
SkoobAdicione
Sinopse: Em um piscar de olhos, todos com mais de 14 anos desaparecem. Restam adolescentes. Pré-adolescentes. Crianças. Nenhum adulto. Nenhum professor, policial, médico ou responsável. Linhas de telefone, redes de televisão e a internet param de funcionar. Não há como pedir ajuda. A fome é intimidante e a violência começa. Os animais parecem estar se transformando, e uma criatura sinistra está à espreita. Os próprios adolescentes estão ficando diferentes, desenvolvendo novos talentos: poderes inimagináveis, perigosos e mortais, que crescem dia após dia. É um mundo novo e assustador. É preciso escolher um lado — e a guerra é inevitável.



6) Legend
Skoob: Adicione
Sinopse
: O que antes for a o Oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação perpetuamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos distritos mais ricos da República, a adolescente de quinze anos June, é um prodígio prometida ao sucesso no mais alto círculo militar do país. Nascido nas favelas, o adolescente Day é o criminoso mais desejado do país. Mas sua motivação pode não ser tão maliciosa quanto parece. De mundos muito diferentes, June e Day jamais cruzariam o caminho do outro, até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Presos em um jogo de gato e rato, Day está correndo para salvar a vida de sua família, enquanto June deseja vingar a morte de Matias. Mas em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu, e até onde seu país está disposto a ir para guardar seus segredos.


7) Feios
SkoobAdicione
Sinopse: Tally está prestes a completar 16 anos e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista, mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá.

Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos, que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.



8) A Seleção
SkoobAdicione
Sinopse: Nem todas as garotas querem ser princesas. America Singer, por exemplo, tem uma vida perfeitamente razoável, e se pudesse mudar alguma coisa nela desejaria ter um pouquinho mais de dinheiro e poder revelar seu namoro secreto.
Um dia, America topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa. 
Mas é claro que seu nome aparece na lista das Selecionadas, e depois disso sua vida nunca mais será a mesma...


9) Imperfeitos
SkoobAdicione
Sinopse: Celestine North vive em uma sociedade que rejeita a imperfeição. Todos aqueles que praticam algum ato julgado como errado são marcados para sempre, rechaçados da comunidade, seres não merecedores de compaixão. 
Por isso, Celestine procura viver uma vida perfeita. Ela é um exemplo de filha e de irmã, é uma aluna excepcional, bem quista por todos do colégio, além do mais, ela namora Art Crevan, filho da autoridade máxima da cidade, o juiz Crevan.
Em meio a essa vida perfeita, Celestine se encontra em uma situação incomum, que a faz tomar uma decisão instintiva. Ela faz uma escolha que pode mudar o futuro dela e das pessoas a seu redor. 
Ela pode ser presa? Ela pode ser marcada? Ela poderá se tornar, do dia para a noite Imperfeita? 
Nesta distopia deslumbrante, a autora best-seller Cecelia Ahern retrata uma sociedade em que a perfeição é primordial e quem cometer qualquer ato falho será punido. A história de uma jovem que decide tomar uma posição que poderá custar-lhe tudo.

10) Divergente
SkoobAdicione
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções –Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.





11) Jogos Vorazes
Skoob: Adicione
Sinopse: Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura, Jogos Vorazes é o novo fenômeno da literatura jovem. Com um mote surpreendente, o livro, que está há mais de 85 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e de outras publicações de prestígio dos EUA, ganhou elogios de Rick Riordan, Stephenie Meyer e outros formadores de opinião e rendeu à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time.
Ambientado num futuro sombrio, Jogos Vorazes é pioneiro de uma tendência que vem ganhando força no mercado de best-sellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. Primeiro volume de uma trilogia, o livro narra uma luta mortal encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída sobre as ruínas de um lugar anteriormente conhecido como América do Norte. Com sua narrativa ágil e ousada, Jogos Vorazes foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem atraindo leitores de diversas faixas etárias.
Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a Capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.
Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.
Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade do espetáculo atual e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.


12) Delírio
Skoob: Adicione
Sinopse: Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos.
Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas.
Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?.



13) The 100
Skoob: Adicione
Sinopse
Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.




14) Estilhaça - Me
Skoob: Adicione
Sinopse
Tenho uma maldição(Tenho um dom)
Sou um monstro(Sou sobre-humana)
Meu toque é letal(Meu toque é poder)
Sou a arma deles(Lutarei contra eles)
Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser uma guerreira.



15) Maze Runner - Correr ou Morrer
Skoob: Adicione
Sinopse: Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.
Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.
Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito.


E vocês tem alguma distopia que indiquem?
Deixem nos comentários!

18 comentários:

  1. Olá!
    Já li alguns da sua lista e adoooro o gênero, por isso inclui vários outros na minha wishlist.
    Tem uma nova distopia chamada "Os Dezesseis", dá uma pesquisada, vai que acaba se interessando também...

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou louca pelo "Os Dezesseis" ♥ Está na minha lista de próximas compras kkkkkk

      Excluir
  2. hey, eu lembro que antes eu era doida com esse genero, mas de tempos para ca eu nao estou curtindo muito nao, acho que fica pesado p minha leitura
    contudo, dos que vc apresentou estou querendo feios e continuar estilhaça-me pq so li o primeiro
    ah, e desistir de legend kkk o segundo p mim fica chato

    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu antigamente lia mais Distopias também, mas foi a mesma coisa ficou meio pesado... Mas ai li o Imperfeitos e meio que voltou esse amor por Distopias kkkk

      Bom saber que o segundo de Legend fica chato kkkk ele está na minha lista!

      Excluir
    2. O segundo de Legend é um pouco cansativo, mas não menos interessante! Eu parei a leitura no segundo, mas decidi dar mais uma chance e foi ótimo continuar lendo!

      Excluir
  3. Desses eu só li A Seleção, Jogos Vorazes, Divergente e Estilhaça-me, amo todos, haha. Praticamente todos os outros livros eu tenho ou estão na minha lista.
    Conhece Caminhos de sangue? Eu achei muito bom tbm!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caminhos de sangue eu não conhecia!!! Mas vou dar uma pesquisada ♥ Obrigada pela dica!!!

      Excluir
  4. Nem te digo que A Seleção é a série da minha vida! kkkk eu amei muito esses livros, para falar a verdade gostei só dos três primeiros.
    Agora Jogos Vorazes é uma obra de arte! Estou lendo o segundo e estou amando!
    Com certeza vou anotar essas dicas. estou amando ler distopias. Quer ler Mazer Runner!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, não me mate mas nunca li a A Seleção! Pretendo ler ele pois todo mundo lê e ama kkkk
      Jogos Vorazes é amor! Maze Runner tbm! ♥

      Excluir
  5. Olá!
    Adoro esse estilo de leitura!
    Dos livros que você citou: Tenho Starters e a série Maze Runner, porém ainda não li. Mas pretendo ler em breve! Também quero ler The 100, pois acompanho a série na tv e adoro! Divergente e Jogos Vorazes, somente assisti os filmes, mas gostaria de ler os livros também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito o Starters!!! Menina, também quero o The 100 por causa da série... é maravilhosa né?
      Bjus

      Excluir
    2. Starters é maravilhoso ❤❤❤, o segundo livro (Enders) é surpreendente, dês do começo me prendeu e me atropelou, literalmente kkk ❤❤

      Excluir
  6. Hello!!
    Já foi o tempo que lia distopia, mas eu gosto bastante..
    Já li: A seleção, Jogos Vorazes, Divergente, Maze Runner, Imperfeitos, Estilhaça-me e Feios.. Enfim, li vários.
    Só que enjoei um pouco, mas ainda vou ler The 100.
    Bjus<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente as vezes enjoa, me deu isso também até ler o Imperfeitos... The 100 ♥ A Série é maravilhosa, acho que os livros também.

      Excluir
  7. Eu não sou muito de ler distopia. Só li a saga divergente. mas não cheguei a terminar o livro convergente, sei lá, mas me deu um bloqueio mental. Mas quero muito ler A Seleção, pois todos meus amigos que leram falaram muito bem a respeito, então me interessei. Mas da lista que você fez muitos me chamaram a atenção, estou pensando em ler agora "Gone".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gone é muito bom! Hahahahaha estou na mesma com a seleção, todos acham maravilhoso, preciso ler.

      Excluir
    2. A SELEÇÃO É MUITO BOOOOM. Recomendo muito, é uma das minhas sagas favoritas! Recomendo Legend, Maze Runner, Estilhaça-me. Mas tem alguns que eu tive um bloqueio mental, tipo Divergente, Jogos Vorazes.

      Excluir
  8. Oiee!
    Queria tanto gostar de distopias, vejo tantas pessoas super empolgadas com elas e eu, nada.
    É um tipo de leitura que me cansa muito rápido, passo dias pra conseguir terminar um livro que nem é tão grande assim, mas enfim... Infelizmente o gênero não é pra mim, já tentei tanto e fiquei tão frustrada que até desisti.
    Deixo pra vocês que curtem :*
    Bjokas!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.