UTILIDADE PÚBLICA - Dia Da Toalha ou Dia Do Orgulho Nerd?


Olá leitores e seriadores! Tudo bem? Hoje é dia 25 de maio, e você pode estar pensando que é apenas mais uma quinta feira, mas hoje é dia da toalha e dia do orgulho nerd! Por mais que seja a mesma data as comemorações têm motivos diferentes, pensando nisso trouxe um post de Utilidade Pública para explicar melhor essas comemorações.





 “Ser Nerd hoje é muito mais que apenas um estereótipo, é um estilo de vida."

Não importa o que você comemora, dia 25 de maio é uma data importante para todos os Nerds/Geeks de plantão. Dia da Toalha e Dia do Orgulho Nerd são duas comemorações diferentes, mas que não existem há tanto tempo assim, ambas comemorações surgiram no final dos anos 90, início dos anos 2000. Muitos não se importam em comemorar ambas datas, porém há uma certa implicância de algumas pessoas com as comemorações, alguns acham que quem comemora o Dia da Toalha não pode comemorar o Dia do Orgulho Nerd e vice e versa. Eu acredito que vivemos na melhor época para ser Nerd que podemos ter e não importa se você quer andar com uma toalha ou se quer fazer maratona de Star Wars, 25 de maio é o nosso dia! São duas comemorações diferentes, mas adoradas na maioria das vezes pelas mesmas pessoas, e com a mesma intensidade!

No Brasil, esse dia é comemorado desde 2004, e a ideia pegou! A data sempre aparece nos trending topics do Twitter, e contamos com diversos eventos – de editoras, de blogs, de nerds – pelo Brasil. Em alguns anos contamos até com uma “Marcha da Toalha” feita na Avenida Paulista. 


Esse dia começou a ser comemorado por espanhóis há alguns anos atrás e a data foi escolhida como para comemorar a première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977. Filme o qual alguns consideram ter sido o inspirador da espécie “Homo Nerdiens”. Porém desde 2001, esse dia ganhou uma comemoração adicional, conhecida como “O dia da toalha”, para homenagear o criador de Guia dos Mochileiros da Galáxia, Douglas Adams, que faleceu alguns dias antes.





DIA DO ORGULHO NERD

O Dia do Orgulho Nerd ou também O Dia do Orgulho Geek é mais focado no lançamento do primeiro filme de Star Wars: Episódio IV: Uma Nova Esperança. E a originalidade começava já no título, porque se era o primeiro filme, como assim ser o episódio IV? Que loucura é essa? Desde então, crianças e adolescentes descobriram o lado negro da força e nunca mais foram os mesmos... Esse dia é uma iniciativa que defende o direito de toda pessoa em ser nerd ou geek e para promover toda cultura pop em geral.

Você sabia que existe um Manifesto Nerd? Não é necessário seguir todas as diretrizes para se considerar um nerd, mas segue os direitos e deveres de um Nerd, criado por um grupo de nerds especialmente para esse dia:

Direitos:
 O direito de ser nerd;
 O direito de não ter que sair de casa;
 O direto de não ter uma namorada(o) e de ser virgem;
 O direito de não gostar de futebol ou de qualquer outro esporte;
 O direito de se associar a outros nerds;
 O direito de ter poucos (ou nenhum) amigo;
 O direito de ter tantos amigos nerds quanto quiser;
  O direito de não ter que estar “na moda”;
 O direito ao sobrepeso (ou subpeso) e de ter problemas de vista;
 O direito de expressar sua nerdice;
 O direito de dominar o mundo.

Deveres:

 Ser nerd, não importa o quê;
 Tentar ser mais nerd do que qualquer um;
 Se há uma discussão sobre um assunto nerd, deve dar sua opinião;
 Guardar todo e qualquer objeto nerd que você tenha;
 Fazer todo o possível para exibir seus objetos nerds como se fosse um "museu da nerdice";
 Não ser um nerd genérico. Você tem que ser especialista em algo;
 Assistir a qualquer filme nerd na noite de estréia e comprar qualquer livro nerd antes de todo mundo;
 Esperar na fila em toda noite de estréia. Se puder ir fantasiado, ou pelo menos com uma camisa relacionada ao tema, melhor ainda;
 Não perder seu tempo em nada que não seja relacionado à nerdice;
 Tentar dominar o mundo!


DIA DA TOALHA

O Dia da Toalha é uma referência a outro ícone do mundo Nerd, a série de livros "O Guia do Mochileiro das Galáxias”, escrito pelo britânico Douglas Adams entre 1979 e 1992. Com uma mistura de comédia e ficção cientifica, esse Guia inseriu várias referências no mundo Nerd, como a toalha. Douglas Adams faleceu no dia 11 de maio de 2001 e na época a primeira homenagem ao escritor aconteceu pelos membros do h2g2. Após isso houve uma discussão entre os fãs para alterar o dia dessa homenagem para 42 dias após o Falecimento dele – 42 dias, pois 42 é outro detalhe da saga, que afirma que a resposta para qualquer questão fundamental da vida seria 42 – mas, no final ficou decidido que dia 25 de maio ficaria conhecido como o Dia  da Toalha, afinal a toalha é referência na obra de Adams devido a uma passagem que os fãs consideram muito importante.

Nunca leu o guia de mochileiros da galáxia? Então para não ficar tão perdido segue o trecho que explica sobre a importância da toalha.


“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas do rio Moth;

Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro;
E naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.
Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc.
Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.”



Pegue sua toalha e vamos fazer uma maratona de Star Wars!
E para todos nerds/geeks/mochileiros de plantão:
PARABÉNS PELO SEU DIA
(42)

2 comentários:

  1. AAAH que post mais amorzim! Confesso que eu nunca soube a real diferença, apesar de sempre comemorar o dia dos dois jeitos! hahaha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 Sim, eu comemoro os dois kkkk e no começo nem sabia que tinham motivos diferentes até pq Star Wars tem seu próprio dia! Mas é um dia de felicidade para todos os nerds, isso que importa ^^

      Excluir

Tecnologia do Blogger.