RESENHA - Over The Rainbow

www.dreamsandbooks.com
Olá, leitores! Tudo bem?
Hoje eu venho com a resenha de Over The Rainbow que recebi da editora Planeta!

Título: Over The Rainbow
Autores: Milly Lacombe, Renato Plotegher Jr, Eduardo Bressanim, Maicon Santini e Lorelay Fox.
Editora: Planeta
Número de páginas: 224
Skoob: Adicione

Sinopse:
E se a Cinderela se apaixonasse por uma garota, e não por um príncipe encantado? Ou se os irmãos João e Maria, homossexuais assumidos, enfrentassem a ira de uma madrasta religiosa que só pensa em curá-los? Ou, ainda, se a Branca de Neve, abandonada numa cidade bem distante de sua terra natal, fosse acolhida por... sete travestis?

Pois pare de imaginar se os contos de fadas fossem revisitados e recebessem uma roupagem LBGTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Abra este livro e confira as clássicas histórias da infância de milhões de pessoas contadas sob a ótica de cinco autores que fazem parte desse universo, representado pelas cores do arco-íris. Ou melhor, contos de fadxs, como reza a nova norma de gêneros.

"Seu quarto era um abrigo e os livros, a única companhia."

 Over the Rainbow é um daqueles livros que está na minha lista há seculos e eu só estava esperando uma oportunidade para lê-lo.

 Amo conto de fadas e amo representatividade e achei a proposta do livro maravilhosa! Me joguei nessa leitura com as expectativas nas alturas e não foi como eu esperava. O livro é bom, mas, poderia ser muito melhor. Eu gostei, mas, não tanto quanto imaginei que gostaria. 

 O problema dos livros de contos é que ás vezes, há alguns contos incríveis, mas, há outros nada bons. E esses últimos, acabam tirando o brilho do livro. Então, para não ser injusta e classificar o livro como um todo, vou falar um pouco de cada conto.

Cinderela: Mais do que Manteiga com Mel

 Esse foi o segundo conto que mais gostei. Cinderela é a minha princesa favorita e essa adaptação não decepcionou. 

 A história é boa e segue um ótimo ritmo. A maioria dos acontecimentos são críveis. A minha única ressalva é que as descrições detalhadas de sexo não acrescentam em nada a história e acabaram fazendo subir a faixa etária do livro desnecessariamente. Fora isso, amei! 

João e Maria: O Amargo da Intolerância 

Vi muita gente criticando esse conto, e apesar de não estar entre os favoritos, eu gostei dele. O que me fez curtir essa leitura foi a escrita do autor. 

O enredo não é algo fácil de acreditar e, em alguns momentos, é até bem sem noção. Mas, os personagens me conquistaram logo de cara e também contaram pontos valiosos quanto a gostar ou não. 

Não é o melhor conto e nem é daquele tipo que muda a vida. Mas, sem dúvida, é um ótimo conto para passar o tempo! 
www.dreamsandbooks.com
Foto por Dreams & Books.
Instagram @dreamsebooks
A Bela e a Fera: Atormentado

Sabe aquele tipo de história que você lê e se pergunta: "porque eu estou lendo isso?!" Foi bem a sensação que tive durante toda a leitura de Atormentado.

Na minha opinião - e na de muitos outros - esse, sem dúvida, é o pior conto do livro. A escrita é infantil e fraca, o enredo é muito nada a ver e os acontecimentos não tem sentido algum. Eu me via parando com frequência para revirar os olhos, com a sensação de: "??? Gente, o que está acontecendo?"

Realmente não recomendo. Quem me acompanha, sabe que é muito difícil eu não gostar de uma história, mas, essa, acabou entrando para a minha pequena lista dos que não curti. 

Rapunzel: O Loirinho do Joá

Esse é um ótimo conto! Só não curti tanto por que não consegui me conectar ao protagonista e por que achei alguns dos acontecimentos muito não críveis. 

Amei o fato do conto ser muito mais do que mostra a sinopse. Ele acaba surpreendendo e envolvendo a cada parágrafo. A escrita também é ótima e te faz ficar preso a história. 

O conto aborda assuntos muito importantes, mas, peca por não trabalhar tanto quanto deveria, alguns desses assuntos. 

Esse também não foi um dos meus favoritos, mas, é um ótimo conto para ler e refletir. Recomendo! 

Branca de Neve: A Ressurreição de Júlia 

Pausa para aplaudir o melhor conto do livro! Gente, que conto maravilhoso é esse? Essa história merecia um livro inteirinho sobre ela! 

A escrita da Lorelay Fox é espetacular! Ela te envolve, te emociona, te faz refletir, te encanta e te enche de esperança!

A história é linda e os personagens principais são apaixonantes! É impossível não sorrir e chorar com eles. Tudo no conto é incrível eu gostei tanto que fiquei sem palavras! 

O conto é sem dúvida, o meu favorito e fechou o livro com chave de ouro. Ele sobre astronomicamente o nível de Over The Rainbow. Não tenho palavras para descrevê-lo, só me resta deixar meu apelo para que leiam! 

"Essa incompletude desinteressante fazia o mundo empalidecer, os gostos nem amargavam mais, pois não havia sabores.
Agora tinha a chance de renascer."

Over The Rainbow é um livro bom, no geral. A temática dele é maravilhosa, mas, alguns autores não a souberam trabalhar tão bem quantos outros. Em alguns contos os autores reforçaram esteriótipos e isso também não foi nada legal. 

Apesar dos pesares, eu recomendo sim Over The Rainbow. Esse é um livro necessário e todos deveriam ler! Vamos ler, refletir e discutir? 

"Deixar de amar alguém que não nos quer pode ser um sentimento tão poderoso quanto se perder de amor por alguém que nos quer."

28 comentários:

  1. Oi Lo!
    Vi esse livro na Saraiva dia desses e fiquei bem curiosa, mas confesso que sua resenha foi um banho de água fria hahaha
    Ainda pretendo ler algum dia, mas confesso que fiquei chateada! Temos sim que falar sobre tudo isso, mas acho que deveria ser uma coisa mais "natural" talvez, não sei explicar. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Amo contos de fadas e realmente fico curiosa sobre o novo desenvolvimentos dos contos citados acima. Acho uma boa temática sim, sem dúvidas, mas acredito que é necessário um bom trabalho em cima. Aoesar disso, devo confessar que não é uma trama que eu tenha interesse em ler no momento.
    Beijos,.F

    ResponderExcluir
  3. oie, eu nem conhecia o livro, mas gostei da ideia dele de cara
    sobre a capa, poderia ser mais bonita kkkkk
    e tirando as ressalvas negativas que tu fez eu fiquei com vontade de le-lo e ja adicionei na minha listinha

    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii Lorrane tudo bem?
    Fiquei bastante interessada em realizar a leitura desse livro, traz um assunto tanto debatido na sociedade, adorei ver que a cinderela irá gostar da pessoa do mesmo sexo, me deixou bem animada para ler, é um enredo fascinante.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oiiii
    Engolindo uma birra desta capa kkkk
    Não curto muito este tipo de premissa.e sou viciada em contos de fadas.
    Mas está dica deixarei passar rsrs
    Parabéns pela honestidade da tua resenha tantas pessoas mentem para agradar um certo público rsrs tua resenha ficou show

    ResponderExcluir
  6. Livros de contos com vários autores sempre acabam resultando em textos melhores que outros. É difícil gostarmos de todos. Dica anotada.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Que legal, eu ainda não conhecia o livro mas adoro livros de contos e adorei saber sobre quais são os contos desse livro. Gostei da sua opinião sobre a leitura e da sua resenha sincera.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia este livro e gostei da ideia de fazer outra versão dos tradicionais contos de fadas. Mas sendo escrito por várias pessoas, é natural que o leitor sinta e veja diferenças na escrita e ideias de cada um dos autores.
    Gostei da tua resenha.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Li esse livro há um tempinho atrás e adorei. Acho importante a existência de obras que combatam e comentem essa temática. Sem contar que a sacada dos contos de fato foi genial.
    Assim como você, também achei uns contos melhores que outros, mas no geral valeu a pena ler.
    Ótima resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Assim como você, também gosto de contos de fadas e sempre tive interesse em ler esse livro pois acho diferenciado o tema. Realmente, o ruim de contos é bem isso, às vezes não agradamos de todos, mas gostei bastante da sua resenha sincera para não ser injusta com o livro todo. Gostei bastante de "Cinderela: Mais do que Manteiga com Mel".

    Beijos!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  11. Adoro releituras, mas elas precisam trazer algo de novo. Pelo o que você pontou só alguns contos conseguem se destacar. O que já é muito em livro de contos. Fiquei curiosa pelo o conto da Branca de Neve já que você foi só elogios.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Tenho vontade de ler esse livro só por causa do conta da Lorelay Fox. Minha professora do ano passado falou muuuuuito sobre ela e sobre a história dela. Fiquei muito curiosa para ler os textos dela também!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Hey! Tudo bom? :D

    Eu não sabia nem da existência desse livro, mas lendo sua resenha passei por duas fases. A primeira, que quero ler o livro agora e agora e agora. A segunda, hum.... talvez eu deixe para depois. Como você, adoro tanto contos de fadas quanto a temática LGBT+ (tanto que são temas que trabalho também em minhas obras). Adorei saber que temos novos livros que tratem sobre as pessoas lgbt e isso me interessou bastante. Mas pensar que alguns não foram bem escritos, ou que reforçam alguns esteriótipos me desanimou um pouco :/
    Mas vou anotar a sugestão e quem sabe no futuro não dou uma chance.

    Abraços

    Ultimasfolhasdooutono.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. oi
    gosto de releituras e já li várias, mas é a primeira vez que a trama se remete ao homossexualismo.
    Já li livros com essa temática e gostei bastante.
    Talvez por isso dê uma chance a esse livro, apesar de não gostar muito de contos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Oieee, que legal, ainda não conhecia o livro, achei interessante essa premissa mais inclusiva, e com certeza é uma ótima dica!

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oiii
    Ainda não tive a oportunidade de lê-lo mas já havia visto alguma coisa sobre quando lançou. Não entendi quando você disse que algo em tais histórias não era crível, afinal, são contos de fadas, nada nunca é crível! hahahah
    Sapatinhos de cristal, fadas madrinhas, espelhos mágicos... Creio que está foi a linha dos autores. Mas bem, não posso comentar muito, pois não o li.
    Mas se tiver a oportunidade o farei. =)

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  17. Já vi tantas e tantas versões de contos de fadas, mas nada igual a este livro que você resenhou e fiquei muito curioso para conferir a leitura o quanto antes. Realmente em um livro de contos ou crônicas sempre tem um ou outro que destoa e que pode acabar com a beleza no livro como todo. Mesmo assim, cada conto me encantou por sua particularidade e que me faz querer muito me aprofundar na leitura.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Livros de conto são bastante interessantes por tudo o que encontramos, o fato de alguns serem bem trabalhados e outros não e etc. Fico contente por você recomendar a leitura e dizer que é um livro necessário a todos. Acho que só o fato de ele fazer o leitor refletir é importante para tudo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Quando esse livro foi lançado, eu até me interessei e fiquei olhando os comentários que saíram, nunca li uma resenha de fato, só pequenos comentários e por isso não tinha noção das coisas que poderiam vir a me desagradar. Não gosto muito de contos, porém o que me atraiu nesse livro foi essa premissa diferente, vejo agora que o livro não é pra mim.

    ResponderExcluir
  20. Eita, em que planeta eu estava que não conhecia esse livro?
    Sobre Cinderela, quero ver essas cenas de sexo, adoooooroooo! Se são desnecessárias ou não no livro, não sei dizer, pois não li, mas quero muito. Adorei a indicação. Também fiquei curiosa com o fato de você ter dito que em alguns casos os autores reforçam estereótipos, preciso entender melhor. Quando você faz as ‘críticas’, você não detalha os motivos ‘Eu me via parando com frequência para revirar os olhos’, certo, e o texto? Bom, de qualquer forma, esse é um livro que preciso ler.

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Adoro a proposta deste livro! Precisamos de histórias assim e espero ter a oportunidade de ler este livro no futuro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oie amore,
    Já vi esse livro em vários blogs mais ainda não me prendeu a atenção pra anotar a dica sei lá porque. Mas lendo sua resenha confesso que mudei de ideia...
    Essa coisa de contos de fadas me encantam e os contos em si... mais ainda.
    Então dica anotada!

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  23. Olá. Prefiro literatura original. Reinventar mais uma vez esses contos já tão reiventados fica parecendo apelação, rs.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  24. Esse livro me conquistou pela capa, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Não sou muito de recontos e nem gosto de contos de fada, mas quero conhecer e te ruma opinião mais apropriada.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. É uma mistura de contos de fadas às avessas, não é? E eu amo muito esse tipo de releitura e roupagem para as novas personagens. Gostei de saber que o livro não fica apenas no "e se". E que ele cumpre o que promete.

    ResponderExcluir
  26. Oie amore,

    Hora ou outra sempre me deparo com esse livro.. e confesso que a cada resenha fico ainda mais curiosa pela leitura...
    Adorei sua resenha, parabéns!
    Acho que se trata de um livro um tanto quanto com assuntos bem intensos e legais...

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  27. Oii

    Acho que esse é o problema de livros com contos. Alguns são maravilhosos, mas outros deixam a desejar e fico sempre frustrada com isso. Já tinha visto o livro, e meso adorando toda essa empoderação que trás, não fico inclinada a ler, o que é uma pena, pois ano recontagens. Enfim, mesmo com os altos e baixos a leitura foi prazerosa pra ti, não é mesmo. Creio que lerei, mas quem sabe né kkk

    Bjos

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    No início até fiquei atraída pelo fato de ser contos de fadas e com um pouco de lgbt...
    Mas ao saber que não foi tudo que você imaginava... E ainda dividido por contos... Não gostei muito disso...
    Vou deixar essa dica passar dessa vez.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.