LISTA - 15 Livros Infantis que permanecem em nossos corações


Olá leitores! Tudo bem? Hoje é dia nacional do livro infantil, e não importa a idade que temos alguns livros vão nos encantar e vamos ama-los sempre sempre né? Outros talvez foram lançados já quando não éramos crianças - aconteceu comigo com Diários de um Banana e Molambolengos - e mesmo assim amamos e nos encantamos por essas histórias! Então hoje trouxe uma lista de livros infantis que permanecem em nossos corações <3


Hoje dia 18 de abril comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil! E essa data não foi escolhida ao acaso, dia 18 de abril é a data de nascimento do escritor Monteiro Lobato. Monteiro Lobato foi um escritor pré modernista brasileiro que escreveu diversas obras para o público infantil e juvenil, suas obras foram um sucesso desde seu primeiro trabalho em 1920: A Menina do narizinho arrebitado. Desde então suas obras foram adaptadas para tv e seus personagens conhecidos praticamente por todas as crianças brasileiras.

Pensando nessa data e pelo meu amor por livros infantis, resolvi trazer nesse dia uma lista de livros infantis que permanecessem em nosso coração, não importa o quanto crescemos ou que conquistaram nosso coração não importa a idade que tínhamos:

1) O Pequeno Príncipe
Sinopse: Livro de criança? Com certeza.
Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.
Como explicar a adoção deste livro por povos tão variados, em tantos países de todos os continentes? Como explicar que ele seja lido sempre por tanto milhões e milhões de pessoas? Como explicar a atualidade deste livro traduzido em oitenta línguas diferentes?
Como compreender que uma história aparentemente tão ingênua seja comovente para tantas pessoas?
O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino. (Skoob)

2) Reinações de Narizinho
Sinopse: 'Reinações de Narizinho' reúne histórias escritas por Monteiro Lobato em 1920.  O livro narra as aventuras que acontecem no Sítio do Picapau Amarelo e apresenta Emília, Tia Nastácia, Dona Benta e sua neta Lúcia. Lúcia, mais conhecida como Narizinho, é quem deve transportar o leitor a viagens pelo mundo da fantasia. Tudo começa com uma inesperada visita da neta de Dona Benta ao Reino das Águas Claras e com a chegada de seu primo, Pedrinho, ao Sítio do Picapau Amarelo para mais uma temporada de férias. Depois do passeio pelo Reino das Águas Claras, as reinações de Narizinho ficam ainda melhores. As crianças se divertem fazendo o Visconde com um sabugo de milho e planejando o casamento de Emília com o leitão Rabicó. Emília, Narizinho e Pedrinho recebem a visita de personagens como Cinderela, Branca de Neve e Pequeno Polegar. Também chega ao Sítio o Peninha, garoto invisível que trouxe no bolso algo que mudou a rotina dos netos de Dona Benta, o incrível pó de pirlimpimpim. Com esse pó mágico a turma do Sítio viaja para o Mundo das Maravilhas. Lá eles podem conhecer os fabulistas Esopo e La Fontaine e resgatar o Burro Falante, que vai morar no Sítio. (Skoob)
3) O Soldadinho de Chumbo
Sinopse: Primeiro conto publicado por Andersen, 'O soldadinho de chumbo' mostra como o verdadeiro amor e a determinação triunfam em qualquer circunstância. A coragem e o senso de dever do soldadinho de chumbo caminham lado a lado com o seu amor pela bailarina de papel, mesmo em meio a tantas dificuldades. (Skoob)

 



4) Alice nos Pais das Maravilhas
Sinopse: Obra-prima criada pelo escritor inglês Lewis Carroll, no século XIX, Alice no País das Maravilhas imortalizou-se na literatura mundial como uma fábula capaz de encantar adultos e crianças. Uma ficção sem igual que se tornou sucesso há mais de cem anos e ainda hoje é um clássico obrigatório para leitores de todas as idades. O livro conta a história de uma menina curiosa que decide seguir um coelho branco, quando de repente cai em sua toca e é levada a um reino onírico, onde convive com criaturas estranhas e se envolve nas mais inusitadas aventuras. Neste universo inesperado, não há limites entre sonho e realidade. Mais do que uma obra ficcional-juvenil, Alice no País das Maravilhas é uma alucinante viagem por um mundo nada óbvio em que imaginação, desafios de lógica, jogos de palavras e situações nonsense combinam-se de maneira única e inesquecível. (Skoob)

5) Menino Maluquinho
Sinopse: Na grande obra infantil de Ziraldo, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz. (Skoob)






6) O Jardim Secreto
Sinopse: Um livro delicado, meigo e muito mágico. Conta a história da jovem Mary,uma menina mal-humorada e infeliz que acaba indo morar na casa de um tio seu, após o falecimento de seus pais.A casa é uma mansão nas charnecas,um lugar que ela escolhe odiar. Porém, vendo que não há outra forma e que ela terá que ficar lá, a menina decide explorar o local. Acha um velho jardim trancafiado em uma de suas explorações e decide cuidar dele com a ajuda de dois amigos. Mostra do começo ao fim o crescimento de Mary e de seus amigos. (Skoob)



7) O Maravilhoso Mágico de Oz
Sinopse: L. Frank Baum (1856-1919), o escritor, poeta, ator e cineasta nascido em Chittenango, Nova York, escreveu um dos mais populares livros da literatura infantil de todos os tempos – O Maravilhoso Mágico de Oz (1900). A versão musical para o teatro do livro foi apresentada na Broadway de 1902 a 1911, com estrondoso sucesso. Não menos sucesso teve a versão cinematográfica de 1939, estrelada por Judy Garland, no papel de Dorothy.A obra nos conta a encantadora história da garota Dorothy, que é levada por um ciclone à fantástica Terra de Oz, onde entra em contato com o Homem de Lata, o Espantalho, o velho mágico e uma série de outros personagens fabulosos, em uma jornada de pura magia e beleza. (Skoob)


8) Peter Pan
Sinopse: "Todas as crianças crescem, menos uma." Como pó de fada, há cem anos essas palavras transportam os leitores para um mundo mágico, povoado pela família Darling e pelos habitantes da Terra do Nunca, sereias, Sininho, Peter Pan, os meninos perdidos, crocodilos, o capitão Gancho e seus piratas...Um dos mais populares clássicos infantis, Peter Pan é uma história que, como Alice no País das Maravilhas, une gerações, contagiando também adultos com sua energia, imaginação e um enredo que permite diversos níveis de interpretação. (Skoob)




9) O Livro Da Selva ou Mowgli
Sinopse: Um garoto sobrevive entre as feras e a rudeza da floresta tropical. A beleza, os perigos e as lições do mundo animal são o tema deste livro. Adotado por uma loba, Mowgli cresce aprendendo os segredos da selva com seus amigos Kaa, a serpente, Bagheera, a pantera, Balú, o urso e seu melhor amigo, entre outros animais selvagens. A floresta de Seouni localiza-se no Leste da Índia e, hoje, é protegida pelo governo daquele país. Lá, os animais que Kipling imortalizou em seu romance ainda podem ser vistos. (Skoob)




10) Contos dos irmãos Grimm
Sinopse: Contos dos Irmãos Grimm reúne histórias especialmente escolhidas e prefaciadas por Clarissa Pinkola Estés, e ilustrações do artista vitoriano Arthur Rackham, principal responsável pela concepção visual dos contos de fadas, tal como a conhecemos hoje. São eles: "A menina de capinha vermelha", "Cinderela", "O ganso dourado", "O príncipe sapo", "Branca de Neve", entre outros... (Skoob)


 



11) Diários De um Banana
Sinopse: Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam. Em Diário de um Banana, o autor e ilustrados Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável. (Skoob)







12) Como Treinar o Seu Dragão
Sinopse: Soluço Spantosicus Strondus III foi um extraordinário herói viking. Chefe guerreiro, mestre no combate com espadas, era conhecido por todo o território viking como "O encantador de dragões", devido ao poder que exercia sobre as terríveis feras. Mas nem sempre foi assim...
Neste livro estão as memórias da época em que Soluço era apenas um garoto normal. Muito normal. Nem um pouco heroico. Ele precisava desesperadamente capturar e treinar um dragão, e teria de ser o animal mais impressionante de todos. Mas tudo o que conseguiu foi uma criaturinha pequena e banguela, nada ameaçadora. Foi então que seu destino de herói começou a ser traçado. Inteiramente ilustrado, com muita ação e o tipo de humor que arranca gargalhadas até dos mais carrancudos, Como treinar o seu dragão é o primeiro livro de uma série que é sucesso mundial, escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell, autora premiada de obras infantis e infantojuvenis. (Skoob)

13) Coraline
Sinopse: Primeiro livro de Neil Gaiman escrito especialmente para o público juvenil, Coraline é um conto de fadas às avessas que reconhece a subestimada e, por vezes esquecida, maturidade da maioria dos jovens leitores. Nele, Gaiman encara pela primeira vez o desafio de escrever fantasias assustadoras para as crianças e vai além dos tradicionais gigantes padronizados, príncipes encantados, frágeis princesas ou dragões, que habitam esse universo, criando uma personagem com a qual as crianças podem facilmente se identificar.  (Skoob)



 
14) Turma da Mônica
Sinopse: Turma da Mônica é uma série de histórias em quadrinhos criada pelo cartunista e empresário Mauricio de Sousa. A série foi originada em 1959 em uma série de tirinhas de jornal, na qual os personagens principais eram Bidu e Franjinha. A partir dos anos 1960, a série começou a ganhar a identidade atual com a criação de Mônica e Cebolinha, entre 1960 e 1963, que passaram a ser os protagonistas. Embora a maior parte das histórias girem em torno das aventuras de Mônica, Cebolinha e seus amigos do bairro do Limoeiro, o termo do título se refere também às demais famílias de personagens criados por Mauricio de Sousa, derivadas de outras séries, como Turma do Chico Bento, Turma da Tina, Turma da Mata, Turma do Penadinho, entre outros.



15) Os Molambolengos
Sinopse:  Selma é uma garotinha esperta, mas muito mimada. Um dia Selma encontra, por acaso, uma colorida banda de marionetes, Os Molambolengos, que vão ensiná-la que nem sempre as coisas acontecem do jeito que ela quer. Evangeline Lilly é mais conhecida por seu trabalho como atriz, mas sua paixão mais antiga é a escrita. Os Molambolengos é seu primeiro livro. Ilustrado por Johnny Fraser-Allen, essa excêntrica e visualmente encantadora fábula vai agradar tanto crianças quanto adultos. (Skoob)



E vocês tem algum livro infantil que ficou em seu coração mas que não está nessa lista?
Deixe nos comentários!
 

Um comentário:

  1. Oi!
    Gostei muito dos livros, O Pequeno Príncipe, Reinações de Narizinho foi livros que acabei tendo que ler para a escola e com certeza Menino Maluquinho foi um livro que vi muito na minha infância e também li, mas um livro que me marcou foi Pollyanna, pois foi um livro que tive que ler para a escola e pensei que não irei gostar de jeito nenhum, mas foi uma historia que me conquistou !!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.