RESENHA - Too Late (Tarde Demais)




Olá, leitores! Tudo Bem? Hoje é a vez de resenhar Too Late um livro que foi disponibilizado pela Colleen Hoover pelo Wattpad como presente aos fãs, recentemente Colleen vendeu o livro físico e também disponibilizou o livro pela amazon, tirando do Wattpad. Mas para a felicidade dos fãs brasileiros, ela autorizou a tradução do livro pela equipe do Ugly Love Br, e a tradução continua disponível para nós (quem quiser só clicar aqui), quem quiser ler corra e leia rápido, pois a qualquer momento pode ser solicitado que as meninas do Ugly Love Br retirem a publicação.

Título: Too Late
Autora: Colleen Hoover
Editora:  Wattpad
Número de Páginas:  395
SkoobAdicione
Sinopse: Sloan vai passar pelo inferno e voltará por seu irmão mais novo. E ela passa, todas as noites.
Forçados a permanecer num relacionamento com o perigoso e corrupto Asa Jackson, Sloan vai fazer o que for preciso para garantir que seu irmão tenha o que precisa.
Nada vai entrar em seu caminho.
Nada, exceto Carter.
Sloan é a única coisa boa que já aconteceu com Asa. Ele sabe disso e ele nunca planeja deixá-la ir; mesmo que ela não aprove o seu estilo de vida. Mas, apesar da desaprovação de Sloan, Asa sabe o que é preciso para conseguir o que quer. Ele sabe o que precisa fazer para permanecer no topo.
Nada vai ficar em seu caminho.
Nada, exceto Carter.

"O amor não é encontrado. O amor encontra."


Foto por Paloma Machado - Dreams & Books
Instagram: @lominha_machado
Em Too Late, conhecemos uma Colleen Hoover totalmente diferente, e após ler o livro entendi o motivo dela ter disponibilizado pelo Wattpad. É um livro adulto, maduro, com uma linguagem mais grosseira, violência, drogas, abusos e sexo. Não tem nada daqueles romances fofos e emocionantes que nos faz sonhar. Esse foi um livro que me tirou o fôlego e que me arrancou lágrimas.. Eu não sabia que tudo isso poderia sair da mesma pessoa que escreve romances tão lindos. Too Late é uma facada no coração, na mente, em tudo, mas como sempre Colleen consegue envolver o leitor. Talvez não seja possível ler o livro todo de uma vez pois além de grande a carga emocional dele é gigantesca, e será necessário parar entre em alguns capítulos para respirar e tentar se desconectar dessa história tão pesada.

"Chorei por não ter saída, não importa o quanto eu quisesse ir embora."

No livro, conhecemos Asa, Sloan e Carter, o que pode parecer um triângulo amoroso, é muito mais complexo que isso. Asa é um personagem que desperta reações extremas e contraditórias, você ama, odeia, tem pena, tem raiva, compreende e o acha louco. Ele é um sociopata e como um consegue ser bem cativante, ele consegue fazer as coisas mais absurdas e um segundo depois estamos compadecidos. Asa não teve uma infância fácil, foi criado por um pai abusivo e esquizofrênico que matou a sua mulher e que sempre ensinou ao filho que as mulheres não virgens eram "vagabundas" e que "vagabundas" não mereciam respeito ou confiança, ou seja, temos um cara totalmente machista. Asa cresce e se torna um dos maiores traficantes da região universitária, sendo um homem bastante perigoso e sem medos, até que conhece Sloan e fica completamente enlouquecido por finalmente achar uma mulher que não era "uma vadia", e desenvolve verdadeira fixação por ela e que ele acredita ser puramente amor.
Foto por Paloma Machado - Dreams & Books
Instagram: @lominha_machado

Sloan também não teve uma vida fácil, desde cedo ficou responsável por seu irmão caçula que tem problemas de saúde e precisa de cuidados médicos constantes - caríssimos por sinal -, já que sua mãe era uma viciada, seu irmão foi criado por ela e é o que mais importa para ela. Como sempre cuidou dele, ela não pode ter uma adolescência normal e foi privada das experiências de uma menina comum. Quando ela chega a faculdade Stephen já está recebendo auxílio do governo e está em uma clínica de tratamento especializado. E é então que ela conhece Asa, um rapaz bonito, imponente, que todas meninas querem e ele acaba entrando em sua vida por causa de uma caneta, após isso tudo para ela era novidade e Asa soube ser encantador - mesmo sendo totalmente abusivo - foi tudo muito rápido, e quando menos se esperava ela estava sendo totalmente dependente de Asa e suas vontades, principalmente depois que seu irmão perdeu o auxílio do governo e tinha suas despesas pagas por Asa. Dois anos depois, tudo que ela quer é abandonar a vida que tem ao lado dele, e é nesse momento que surge na vida deles o Carter.

Carter é o "mocinho", completamente o oposto de Asa, é apaixonante na primeira linha, sabe aquele cavalheiro que chega num cavalo branco para resgatar a princesa? É ele. Carter começa a trabalhar para Asa, e está ali com um objetivo e esse objetivo não envolve se aproximar de Sloan, mas a atração é inevitável e as coisa ficam muito mais profundas quando eles se conhecem melhor. Carter dá raiva de tão perfeito que é, mas até pessoas perfeitas escondem segredo, e com ele não seria diferente. Mas em nenhum momento você deixa de ama-lo e de torcer para ele e Sloan.

"Até este momento, eu não tinha ideia do que era se sentir segura. Ninguém deveria passar pela vida sem saber o que é se sentir cuidado - nem mesmo pelos próprios pais."

O Livro gira em torno do relacionamento abusivo de Sloan e Asa, ele abusa dela psicologicamente e até fisicamente, sem falar das coisas que ele pensa, mas o abuso é tratado um pouco diferente pois não há estupro em si é algo mais manipulatório, ela se vê obrigada a ter relações com ele, por medo. Asa como eu disse é completamente maluco, e isso também nos trás uma visão do amor doentio. Collen fala sobre vários tipos de amores nesse livro, mas a mensagem principal é que o amor é livre.

"Ele é tudo o que eu quero, tudo o que eu não preciso, e isso literalmente, fisicamente doí."

Foto por Paloma Machado - Dreams & Books
Instagram: @lominha_machado
Too Late é narrado em primeira pessoa, com capítulos intercalados com a visão de Asa, Sloan e Carter. Os personagens principais são muito bem construidos - nem parece que ela escreveu esse livro durante um "bloqueio" - e é um livro com uma história muito real, sério, por mais pesada eu conseguia imaginar essa história acontecendo, e acho que isso pode ser uma das coisas mais chocantes, acreditar que isso pode realmente acontecer. A Leitura é fluida e a escrita é maravilhosa como sempre. Colleen conseguiu inovar, sair totalmente de sua caixinha e mesmo assim LACRAR. Indico para todos que gostam de Drama e de histórias reais, leiam aos poucos se a história for pesada, mais leiam, pois a mensagem dela é algo que todos deveriam conhecer.

Obs: Li alguns comentários por ai que diziam que o livro era fraco e continha algumas coisas em aberto, mas galera, precisamos levar em consideração de que Colleen escreveu esse livro durante um bloqueio, e ele foi uma história para Wattpad, então não é um livro que estará 100% impecável, mas não deixa de ser espetacular.

"Eu a conservarei para sempre e não a deixarei ir embora. Eu a farei dizer que me ama todos os dias."
Tecnologia do Blogger.