RESENHA - Fora De Mim



Olá leitores, tudo bem? Hoje venho trazer a resenha de um livro que já passou pelo Dreams & Books antes, mas agora trago a resenha dele, um livro maravilhoso e encantador, que vai te fazer chorar de alegria e de sorrir igual uma boba em vários momentos. Mais que um livro, Fora de Mim é uma lição de vida.

Título: Fora De Mim
Autora: Sharon M. Draper
Editora: V&R
Número de Páginas: 208
SkoobAdicione
Sinopse:
A maioria das pessoas não se dá conta do poder das palavras. Para Melody Brooks, elas são como pequenos tesouros. Melody tem paralisia cerebral: não pode andar, não pode ir ao banheiro ou se alimentar sozinha, nunca disse uma palavra... e ela tem quase onze anos. Os médicos foram categóricos e disseram que Melody seria um fardo, mas seus pais sabiam do potencial da filha. Bastava apenas querer enxergar. Melody tem memória fotográfica, um rico vocabulário e uma sensível percepção da vida. Talvez seja a menina mais inteligente de sua escola. Mas quase ninguém consegue percebê-la. Não sabem que ela consegue ouvi-los, entendê-los e que tem muito a dizer. Melody quer tocar o mundo. Romper com os limites aparentemente intransponíveis impostos por seu corpo. Determinada, ela vai encontrar uma forma de mostrar que pode ir além e surpreenderá a todos


"Pensamentos precisam de palavras. Palavras precisam de uma voz.
 Adoro o cheiro do cabelo da minha mãe logo que é lavado.
 Adoro a sensação do rosto do meu pai antes de ele se barbear: pinica tipo feno.
 Mas nunca pude dizer isso pra eles."

Foto por Paloma Machado - Dreams & Books
Instagram: @lominha_machado
Antes de ler o livro eu já sabia um pouco história, e já sabia que iria achar maravilhoso, pois a Lorrane já havia falado maravilhas dele e já havia feito um post maravilhoso aqui no D&B sobre "Coisas que aprendi com - Fora De Mim" que fez colocar esse livro em minha listinha. Se você não viu o post indico ver ele também, basta clicar aqui. Após ler esse livro por mais que já tenha um post dele, precisei fazer uma resenha, pois esse é um livro que precisamos falar dele ele não pode ser esquecido!


"Com certeza a vida deles seria mais fácil se só tivessem uma filha. Que funcionasse direito."

Em Fora de Mim conhecemos a pequena Melody, uma garota que tem o que os médicos chamam de Paralisia Cerebral: não pode falar, andar, não pode ir ao banheiro ou se alimentar sozinha, nunca disse uma palavra. Os médicos sempre falavam para seus pais que ela seria um fardo, mas os pais da Melody não poderiam a amar menos simplesmente por suas limitações. Ela é uma menina maravilhosa, e mesmo que não possa falar na sua cabeça existiam milhares de palavras e ela nos prova que tem muito a dizer, mas devido a sua Paralisia as pessoas não costumam prestar atenção e enxergar além, ver o que existia dentro dela. A não ser seus pais, sua mãe sempre a achou super inteligente, o que de fato ela é, Melody decora todas as palavras que vê ou ouve, ela sabe ler, consegue ver cores em músicas e tem memória fotográfica, e sempre é muito esforçada e dedicada. E tem também a Sra. V que era sua vizinha e amiga da família que sempre soube de tudo que Melody era capaz. Melody é uma menina tão cheia de vida, inteligente, engraçada, amorosa e suas limitações só a torna mais incrível do que ela é. Esse com certeza é um livro para se emocionar e chorar de felicidade, a história tem uma leveza que eu não esperava para uma história assim.


"Me dá vontade de chorar. Queria poder dar um abraço na minha irmã, só uma vezinha, ou dizer que também amo o papai. Com a minha própria voz, não através de uma máquina."


Foto por Paloma Machado - Dreams & Books
Instagram: @lominha_machado
A História do livro acontece em torno das coisas que a Melody enfrenta na escola, e sua busca para ser tratada o mais normal possível e vencer os desafios que sua paralisia lhe impôs, e ai está um grande apelo emocional do livro, nós nos colocamos no lugar dela e temos uma visão de como você é tratado quando se tem uma deficiência, como as pessoas enxergam apenas uma garotinha em uma cadeira de rodas, e não uma menina incrível. Tinha partes que eu ficava com raiva de alguns personagens que apareciam pois eles não conseguiam enxergar Melody e me senti muito mal pensando em como isso acontece na vida real, como as pessoas se sentem e aí temos uma realidade que dá um tapa em nossa cara e uma lição de vida, eu particularmente aprendi muito com esse livro sobre inclusão.


"Quanto eu tinha dois anos, todas as minhas memórias já tinham palavras, e todas as minhas palavras tinham significado.
Mas só dentro da minha cabeça.
Eu nunca disse uma palavra sequer. E tenho quase onze anos."

Apesar do que parece não é uma história triste, o livro é animado e emocionante, tem uns toques de drama sim, mas não é nada drástico. Ele é escrito em primeira pessoa pelo ponto de vista de Melody, e isso ajuda na questão emocional pois a autora consegue com perfeição nos fazer sentir o que exatamente Melody sente. A Leitura é bem fluida e rápida, não é um livro grande, acabei devorando ele em 2 dias. Os diálogos são bem formulados, e não há coisas em aberto, Sharon M. Draper sabe sobre o que escreveu e fez isso muito bem. A Capa está MARAVILHOSA, acho que foi uma das coisas que mais me chamou atenção quando recebi o livro, a capa é linda de mais, as cores são perfeitas e todas as imagens dela encaixam perfeitamente com a história. A Diagramação também é um ponto positivo, com certeza a V&R acertou muito com esse livro.


"Não tinha como explicar que sentia cheiro de limão recém-cortado e via notas musicais de tons cítricos na minha cabeça quando ela tocava. [...] Mas minha mãe só sacudiu a cabeça e continuou colocando papinha de maçã na minha boca. Tem tanta coisa que ela não sabe."

Foto por Paloma Machado - Dreams & Books
Instagram: @lominha_machado
Esse livro é um livro cheio de ensinamentos, com uma sensibilidade tremenda, toca seu coração e sua alma. A autora conseguiu criar algo único, quantas pessoas será que realmente já pararam para pensar como são os pensamentos de uma pessoa com Paralisia Cerebral? Preciso muito agradecer a autora Sharon M. Draper por ter feito esse livro, por ter nos presenteado com a história de Melody, e também a V&R por ter trazido esse presente para o Brasil. Essa é uma história que TODOS deveriam ler, não importa sua idade, esse livro vai com certeza te trazer lágrimas de felicidades, muitas lições, um orgulho de Melody que quase não cabe no peito, e com certeza muita vontade de viver e de agradecer.


“A gente riu tanto que a professora teve que pôr o dedo nos lábios, fazendo sinal para gente ficar quieta.
Nunca na minha vida um professor me mandou ficar quieta porque eu tava conversando com alguém durante a aula!
Foi a melhor sensação do mundo!
Fiquei me sentindo igual ás outras crianças.”
Tecnologia do Blogger.