UTILIDADE PÚBLICA - Dicionário Shipper


Olá leitores e seriadores! Tudo Bem?
SHIPPAR, verbo constante na nossa vida não? Mas você sabe o que significa, e quais os tipos de Shipps que existem? Shipper é a pessoa que gosta do casal. Shippar é o verbo criado pelos shippers. Mas não é só isso! Eu fui em busca de mais informações e juntei tudo em um post para vocês! Pode não parecer, mas não é tão simples essa vida de shippador...




Eu shippo, tu shippas, ele shippa...

Ship é uma abreviação de relationship (relacionamento) e é um termo utilizado por aqueles que apoiam a relação de duas pessoas (personagens ou pessoas reais). Dizem que o termo nasceu entre os fãs de X Files que torciam para que Mulder e Scully ficassem juntos. Outros dizem que esse termo foi criado por leitores de fanfics para designar um casal que eles queriam muito que ficassem juntos. Não importa a origem, hoje todo mundo usa esse termo e a verdade é que todo mundo é um shippador, seja fã de livros, séries, filmes, fanfics, novelas, hqs... Esse ano tivemos essa confirmação de que "TODO MUNDO SHIPPA". As vezes a pessoa nem sabe o que é isso, mas shippa! Afinal, vimos a internet surtar com fim de relacionamentos como: William Bonner e Fátima Bernardes, Angelina Jolie e Brad Pitt... O Brasil e o Mundo shippava eles.
Normalmente são criados nomes para representar seus shipps, esses nomes são originados da junção dos nomes ou sobrenomes dos personagens shippados. Ex: EZRIA é utilizado para quem shippa o casal EZRA e ARIA de Pretty Little Liars.


(Leia também: UTILIDADE PÚBLICA - Dicionário do Seriador)

Porém nem todos os shippers são iguais! Há Shippers Canon, Fanon, OTP, Cult... Muita coisa não? Calma que vou explicar cada um para você:


CANON: São aqueles casais que desde o começo fica pré-estabelecido que estão, irão ou poderão ficar juntos em algum momento. Ou seja: Já são um casal ou demonstram potencial para tal.

FANON: São aqueles casais que os fãs criaram em sua mente – muito fértil por sinal – mas, algumas vezes esses personagens nem se olharam. As vezes é tão verdade que eles acabam ficando juntos e se tornando canon.

BROMANCE: São aqueles casais de amigos que você ama. Até poderiam ser um casal, mas não são.



BROTP: É uma variação de OTP, porém no sentido de amizade. É um bromance verdadeiro, aquele que você quer ter em sua vida. Algumas pessoas usam a variação SISTP quando a amizade é entre mulheres. Mas o termo BROTP pode ser utilizado para todos os casos.


OTP: Significa One True Pairing ("Único casal verdadeiro"). O OTP pode ser Canon ou Fanon. É a versão mais profunda do shipp, é aquele casal que você realmente acredita que nasceram para ficar juntos, e que se isso não acontecer você não vai mais acreditar no amor verdadeiro (Sim, dramático a esse ponto)

CULT SHIP: São aqueles casais que você shippa mas não foram estabelecidos na história. Não existe nenhuma evidencia romântica entre eles e nenhuma chance de que poderão ficar juntos.

CRACK SHIP: São aqueles casais considerados bizarros. Geralmente é a união de personagens de universos diferentes.


SLASH: São aqueles casais gays (masculino).

FEMSLASH: São aqueles casais gays (femininos)

GHOST SHIP: São aqueles casais onde pelo menos um morreu ao decorrer da história (as vezes pode ser os dois).


SHIPPER WARS: Ocasionalmente a galera começa uma guerra de shipps que pode se tornar bem intensa. Há casos de um personagem se encaixar em vários Shipps diferentes, e as vezes as pessoas não aceitam a opinião dos outros e acham que sua opinião é a verdade absoluta e isso gera briga. Nessas "Guerras" se criam times (TEAM's) e é "tiro" para todos os lados. Por exemplo, no fandom de The Vampire Diaries essa "guerra" é bem forte desde o início da série! A Elena já ficou tanto com o Stefan quanto com o Damon (Teve o Matt também antes disso, mas acho que ele acaba não entrando nessa guerra), então se uma pessoa é Team Stefan, ela shippa Stelena (STEFAN + ELENA), se ela é Team Damon, ela shippa Delena (DAMON + ELENA).

(Leia também: UTILIDADE PÚBLICA - Dicionário de Gêneros Literários)




Então é isso galera! Esse foi o dicionário SHIPPER e agora que já você já entendeu tudo, bora ser feliz e assumir seus ships para todo mundo! Afinal:


Eu shippo Delena
Tu shippas Calzona
Ela shippa Stydia
Nós shippamos Captain Swan
Vós shippais Olicity
Elas shippam Bellarke

E todo mundo quebra a cara!


Tecnologia do Blogger.