RESENHA PREMIADA - Feliz Aniversário, Querida Estranha

Olá leitores! Tudo bem? 
Hoje eu venho com uma resenha premiada, a primeira do blog! \0/ A resenha é do livro Feliz Aniversário, Querida Estranha, que recebi em parceria com a Editora Sá. 

Título: Feliz Aniversário, Querida Estranha 
Autora: Tatiana Busto Garcia 
Número de Páginas: 163 
Editora: Sá 
Skoob: Adicione 
Comprar: Aqui

''Você é jovem ainda e tem o mundo pela frente, mas quer saber a verdade? Você é jovem por muito pouco tempo. (...) 
E seus sonhos... Bem, seus sonhos viram adorno de estante. De vez em quando você se lembra deles, tira da estante, percebe que estão cheios de pó e volta a coloca-los no lugar, de preferência numa prateleira bem alta, para onde você quase nunca olha.”

Sinopse:

Feliz aniversário, querida estranha - Numa segunda-feira de extremo calor, em que todos esqueceram de seu aniversário, nada poderia ser mais tedioso para Sara que comparecer a uma sessão de terapia.

Mas as coisas tomam rumo diferente quando ela testemunha um assalto e é trancada com outro refém, um jornalista bem mais velho que ela, no depósito de um edifício comercial.

Confinada num espaço minúsculo com um desconhecido, é que Sara, ironicamente, enfrentará de verdade seus piores medos pela primeira vez. E aí, então, tudo vira de cabeça para baixo.


“A vida de algumas pessoas cabe num parágrafo. Acho a minha cabe num guardanapo de bar e ainda sobra espaço pra ilustração."

Meu primeiro contato com a escrita da Tatiana Busto Garcia foi com a leitura de Cartas ao Cão,(resenha aqui), que eu realmente amei! E na verdade, por lê-lo que fiquei louca para ler outro livro da autora. Minha próxima e única opção até o momento, foi Feliz Aniversário, Querida Estranha. Um livro que não deixou a desejar e nem me decepcionou em momento algum. Na verdade, acabei me tornando fã da autora! E quero ler qualquer coisa que ela tenha escrito. Isso inclui sua lista de compras? SIM! Hahaha 

Em FAQE conhecemos Sara, uma menina que não está lá muito feliz com a sua vida, sarcástica, engraçada e um tanto infeliz, ela acaba sendo vítima de um assalto no dia do seu aniversário de 17 anos, (que ninguém lembrou) e passa horas confinada com Francisco, um professor solitário e depressivo (como Sara mesmo o descreve). Através de suas conversas e reflexões conhecemos a vida de ambos e aprendemos lições que podemos levar pra toda vida. 

Como eu já disse antes, amo livros que me divertem ao mesmo tempo em que me fazem pensar e esse com certeza foi um. Me diverti muito com o sarcasmo e a rebeldia de Sara, enquanto refletia sobre a minha vida, minhas atitudes e escolhas.


A escrita é encantadora. A escritora consegue te fazer se apaixonar pelos personagens e suas histórias. Te faz sorrir e a chorar com eles. Você vivência a história, passa a ser um personagem e não um mero telespectador. Essa é uma das características da forma de escrever autora que, vemos também em Cartas ao Cão. 


Foto tirada pela blogueira. Instagram @dreamsebooks
Sua escrita é simples e honesta. Ela escreve sem usar palavras desnecessárias ou encher linguiça, todas as palavras do livro são importantes para a compreensão da história e construção dos personagens. E dá pra perceber isso logo no começo, então, você acaba ficando sem a possibilidade de divagar durante a leitura, ficando totalmente preso a história. 

Há momentos em que você ri e muito e outros em que não consegue segurar as lágrimas. Essa é outra característica da escrita da Tatiana que eu tanto aprecio. Ela te fazer ir de um extremo ao outro apenas virando uma página. 

"- Sara, hoje nós vamos trabalhar sua auto-estima. Me conte um pouco sobre o que você vê quando se olha no espelho.
- Um atum enlatado.
- Interessante. E por quê?
- Porque acho que a minha carne foi ralada, colocada numa salmoura e comprimida dentro de uma lata de 120 gramas.
- Mas você consegue identificar as diferenças entre você e o atum em lata?
- Claro. Eu pelo menos consegui que me enlatassem com a cabeça.”

A diagramação do livro está um amor. A capa é uma beleza a parte e a letra está em um tamanho confortável. 

O livro tem apenas 163 paginas e juntando a forma de escrever da autora que é muito envolvente, a história acaba num piscar de olhos. 

Se eu fosse avaliar Feliz Aniversário, Querida Estranha daria 4,5 de 5 estrelas. Por quê? Apesar de eu entender totalmente os motivos da autora e ver que essa foi a decisão mais sensata, eu não me conformo com esse final! Ele ficou muito em aberto e eu chorei um bocado de raiva. Preciso de respostas, me sinto tão frustrada e tão cheia de perguntas quanto a Hazel Grace de ACEDE. 

Mas, não se desesperem! Não é um final que tira a beleza da história ou faz com que não valha a pena ler o livro. Muitos até gostaram dele! É um caso de preferências mesmo. 

Por fim, eu recomendo com todo meu coração que leiam FAQE! Na verdade, recomendo que leiam ambos os livros da autora! Ela merece ganhar um espaço nos corações de vocês!

Vou começar a perturba-la por que necessito de mais livros dela. Se juntam a mim? :) 

"É infinitamente mais fácil fazer alguém te odiar, do que te amar."

E em parceria com a editora Sá, será sorteado um exemplar de Feliz Aniversário, Querida Estranha!


Instagram @dreamsebooks
Vocês podem concorrer a esse livro, seguindo as seguintes regras: 

* Curtindo a página da Editora Sá; 
* Seguindo o Dreams & Books pelo GFC; 
* Se inscrevendo no canal do blog; 
* Deixando um comentário nessa resenha. 

Informações adicionais: 

~ Comentários como participando e gostei, serão desclassificados.
Comente sobre a resenha e quando terminar seu comentário, deixe seu e-mail e nome de seguidor.

~ No formulário está escrito visitar as páginas, mas, é obrigatório curtir. 

~ Preencha o formulário. As outras entradas são extras, quanto mais entradas preencher, mais chances terá de ganhar! 

~ Quem não preencher as entradas obrigatórias, será desclassificado. 

~ A promoção vai até o dia 17/10 e o ganhador terá até 72 horas para responder ao e-mail. 


~ O livro será enviado pela editora em até 30 dias. 

a Rafflecopter giveaway

Boa sorte! :) 
Tecnologia do Blogger.