15 Adaptações Literárias que Fracassaram!

Oi gente! :)
Há leitores que amam adaptações literárias e há outros que não gostam muito. 

Independente disso, há muitas adaptações que são um tremendo sucesso. Mas, há outras que não conseguem atingir as expectativas e são um fracasso total.

Confiram quinze adaptações literárias que fracassaram:

1 - Dezesseis Luas, 2013 

Dezesseis Luas recebeu a sua adaptação cinematográfica em fevereiro de 2013, a adaptação recebeu diversas críticas negativas e foi uma decepção de bilheteria.

O filme teve um orçamento de 60 milhões de dólares e faturou 60 milhões. O lançamento do DVD teve 428 mil cópias vendidas nas primeiras semanas, um lucro de 7 milhões de dólares.

O filme foi indicado em 6 categorias no Teen Choice Awards e perdeu todas. A sequência foi cancelada. 

2 - Percy Jackson e  os Olimpianos 

~> Percy Jackson e o Ladrão de Raios: 

 Percy Jackson e o Ladrão de Raios foi lançado em 2010, o orçamento do filme foi de 135 milhões e faturou 227 milhões em sua bilheteria mundial.

O filme foi indicado para diversos prêmios e perdeu todas as indicações.

~> Percy Jackson e o Mar de Monstros 

Depois de muita enrolação, a Fox confirmou a continuação de Percy Jackson. O segundo filme da saga, O Mar de Monstros, teve um orçamento de 125 milhões e gerou uma receita de 202 milhões – isso é pouco, para um segundo filme de uma saga que é bastante conhecida.





3 - Eu Sou o Número Quatro, 2011 

O enredo de Eu Sou o Número Quatro é incrível, tinha tudo para ser um sucesso nos cinemas… mas, infelizmente não foi. 

 O filme teve um orçamento de 50 milhões e arrecadou 144 milhões. 



4 - Cidade dos Ossos, 2013 

 Cidade dos Ossos teve um orçamento de 60 milhões, o filme gerou um lucro de 90 milhões. Os produtores do filme falaram que iriam melhorar em Cidade das Cinzas, segundo filme da saga, mas, não haverá mais filmes. A adaptação dirigida por Harald Zwart foi classificada como um dos piores trabalhos de 2013.

Uma série de TV foi confirmada. Ela gerou até uma certa polêmica, por fazer muitas alterações. Vocês podem ver as mudanças que haverá em relação aos livros aqui

5 - Eragon

 Baseado no primeiro livro da trilogia Ciclo da Herança, do escritor Christopher Paolini, Eragon ganhou uma versão extremamente questionada por fãs e críticos especializados.

Além não ter sido rentável, acabou também não empolgando os mais ávidos fãs do livro. 

O orçamento do filme foi em 100 milhões e sua arrecadação mundial ficou em torno de 249 milhões.

Números que poderiam até ser interessantes, se não fosse o grande marketing por trás do lançamento. Fato que, sem dúvidas, geralmente abocanha uma grande parte da bilheteria. Essa, aliás, talvez seja a explicação para Eragon não ter tido as suas respectivas - e previstas - continuações. 



6 - O Beijo das Sombras, 2014

O primeiro filme da série Academia de Vampiros não foi lançado no Brasil, motivos: a distribuidora preferiu lançar o filme do Justin Bieber.

Não podemos negar, existe muitas pessoas que gostam de julgar a Saga Crepúsculo por causa dos “vampiros que brilham”, acho que esses tons coloridos (rosa/verde) na divulgação de Academia de Vampiros pode ter desanimado muitas pessoas. 

O orçamento de Academia de Vampiros foi de 15 milhões e arrecadou 15,391 milhões. Pouca diferença né?

Filme cancelado!

7 - A Bússola de Ouro, 2007

Apresentado pelo estúdio New Line como um possível sucessor da franquia Senhor dos Anéis, A Bússola de Ouro é mais um dos exemplos das adaptações que acabaram fracassando. 

Baseado no livro homônimo assinado por Philip Pullman, o longa seria o primeiro capítulo da trilogia Fronteiras do Universo, mas, a aventura nem de longe impressionou. Deturpando a história original, A Bússola de Ouro foi um fracasso nos EUA, faturando apenas 70 milhões de dólares.

Com orçamento de quase U$$ 200 milhões, a adaptação só não deu prejuízo porque conseguiu o equivalente a U$$ 300 milhões em bilheterias ao redor do mundo. 

Números que nem chegaram perto do sucesso conseguido pela New Line com a Trilogia do Anel, que arrecadou mais U$$ 1,7 bilhão de dólares no mundo. Um resultado muito inferior ao esperado, que acabou  eliminando qualquer chance de uma continuação. 

8 - A Hospedeira, 

Nem mesmo a autora de Crepúsculo conseguiu fazer com que A Hospedeira fosse um sucesso. 

O filme, adaptação de um livro da escritora, sofreu com as críticas e caiu no esquecimento rapidinho. 

O orçamento do filme foi de US$ 40 milhões e ele faturou US$ 63 milhões. Números, que em função dos custos de distribuição e marketing, não foram suficientes para impedir o prejuízo da Open Road films e o fracasso comercial desta adaptação. 



9 - A Viagem, 2012

A grandiosa adaptação do livro Cloud Atlas, do escritor David Mitchell, ficou taxada como pretensiosa e complexa.

 Apresentando uma história de tons épicos, que misturava presente, passado e futuro, o drama futurista de três horas de duração acabou se tornando um grande prejuízo. 

O longa faturou somente U$$ 130 milhões em todo mundo. Estima-se que A Viagem tenha custado o equivalente a U$$ 102 milhões. 



10 - Onde Vivem os Monstros, 2009 

Adaptação do clássico infantil escrito por Maurice Sendak, Onde Vivem os Monstros é mais uma daqueles trabalhos que - infelizmente - não trouxe o retorno esperado.

Dirigido por Spike Jonze, o longa surpreendeu a todos, incluindo a própria Warner.

 Acreditando que Jonze faria um filme para toda família, o estúdio não gostou do tom complexo e denso apresentado pelo diretor. Com medo do fracasso, a Warner investiu mais dinheiro e tempo para que o longa ficasse a seu gosto.

Ainda assim, o resultado ficou muito longe do esperado no sentido financeiro. Com custo de U$$ 100 milhões, o filme faturou pouco mais de U$$ 100 milhões em todo mundo. Um grande prejuízo para a Warner. 



11 - Circo dos Horrores - O Aprendiz de Vampiro, 2009

 Adaptação do primeiro de uma série de doze livros do escritor Darren Shan, Cirque Du Freak - O Aprendiz de Vampiro foi uma decepção por onde passou.

 Trazendo no elenco Josh Hutcherson, antes mesmo dele protagonizar a franquia Jogos Vorazes, o longa sobre vampiros e outras criaturas se tornou mais um daqueles trabalhos genéricos e completamente esquecível.

Prova disso é que o filme não conseguiu nem cobrir os seus custos de produção com a bilheteria. O longa, orçado em U$$ 40 milhões, faturou apenas U$$ 39 milhões.

12 - Os Seis Signos da Luz, 2007


Se Circo dos Horrores não conseguiu nem se pagar, Os Seis Signos da Luz deixou um gigantesco prejuízo nas mãos da Fox.

Baseado na série de cinco livros escritos por Susan Cooper, o longa dirigido por David L. Cunningham tentou rivalizar com a já consagrada franquia Harry Potter. Porém, o resultado final ficou bem longe disso.

Com U$$ 65 milhões de orçamento, o longa faturou somente U$$ 31 milhões em todo mundo.



13  - John Carter ~ Entre dois Mundos, 2012

Baseado na série de livros Bassroom, do escritor Edgar Rice Burroughs, John Carter acabou se tornando um símbolo para todos os estúdios. 

O longa de aventura custou U$$ 250 milhões. Como se não bastasse isso, temendo um grande fracasso, a Disney apostou com força na publicidade.

No entanto, apesar de todo o investimento, o longa faturou apenas U$$ 284 milhões. 

Estima-se que a Disney tenha tido um prejuízo de mais de 100 milhões de dólares. Pra se ter uma noção, a tragédia foi tão grande que Rich Ross, o então presidente da Disney, foi obrigado a pedir demissão.


14 - A Menina que Roubava Livros, 2014

A Menina que Roubava Livros, adaptação do livro de Markus Zusak custou U$$ 35 milhões e faturou cerca de U$$ 76 milhões em todo mundo.

O tamanho do sucesso do livro fez a FOX acreditar que o retorno seria bem maior.


15 - A Lenda dos Guardiões, 2010

Dirigido por Zack Snyder, a adaptação da obra de Kathryn Lasky não fez o sucesso esperado.

Com custo de U$$ 80 milhões, o longa faturou cerca de U$$ 140 milhões em todo mundo. 


Vocês assistiram alguma dessas adaptações? Gostaram ou não gostaram de quais? Está faltando alguma adaptação na lista? Comentem! :)  


Fontes: Cinemaniac / Sobre Sagas
Tecnologia do Blogger.