RESENHA - De Abraços & Cheiros


Olá! :) A resenha de hoje é do livro De Abraços & Cheiros, da querida escritora Angela Ramalho. 

Título: De Abraços & Cheiros
Autora: Angela Ramalho
Número de Páginas: 76
Editora: Scortecci
Skoob: Adicione
Fanpage: Curta
Comprar: Aqui

Sinopse:
De Abraços & Cheiros - As crônicas de Angela Ramalho são conversas bem humoradas, divertidas, que se leem com prazer. Em poucas horas, como parece ser o seu objetivo, - nesses tempos de tecnologia intempestiva - para facilitar, ir ao encontro dos jovens da geração PC, que não têm paciência para ler coisas longas. Mas que também vão satisfazer a leitores outros. 
Ela se sai bem neste desvelar-se, escolhendo um gênero que só aparentemente é fácil, porém dotado de certas armadilhas. A crônica tem suas leis, não deve ser muito profunda, ou prolixa, porque corre o perigo de resvalar para o ensaio, ou não encontrar leitores; se superficial demais não desperta interesse ou confunde-se com nota social vazia, gratuita. Tem que dizer muito com poucas palavras, sobretudo, não pode pesar. E ela é bem sucedida, circulando com naturalidade, borboleteando sobre os assuntos, muitos, de que se ocupa: seu status de pessoa integrada, o trabalho, os grandes temas da vida, o amor, as perdas, uma leve filosofia. O momento de poesia fica disseminado em várias páginas, inverno- é um deles. E há muitos nesse texto. Vez em quando carrega o cenho e usa de muita seriedade, compondo verdadeiras obras primas, crônicas perfeitas, irrepreensíveis: de abraços e cheiros, é um exemplo disto, para além da eternidade- deveria ser utilizado como bandeira de alerta. É uma advertência para aqueles que não se dão conta de que o destino não espera tudo está marcado para acontecer, e necessita-se aproveitar o instante para se dizer a uma pessoa que a ama. Não deixar para amanhã. É preciso passar a experiência adiante: em estado de graça e entre tantos ais- são bons exemplos dessa solidariedade humana, indicando as falhas do caminhar para quem vem logo atrás. De um modo geral a marca desse conversar consigo mesma é a extrema leveza. Que não nos permite largar o livro enquanto não se chega à última página. Como uma obra de ficção. Como um romance bonito que vai nos legar algum sentimento de pertença àquele universo amável.

Rejane Machado (professora, escritora e crítica literária).


“A vida nos ensina de duas formas: pelo amor ou pela dor. É só escolher!”


Desde que conheci Angela Ramalho, me apaixonei pela jovialidade, disposição e talento dessa senhora. 

Além de ser uma ótima escritora, ainda é blogueira; cuida com todo carinho e amor do seu blog Não Sou Patrícia, Mas Sou Poeta.

Amei De Abraços & Cheiros desde o momento em que vi sua sinopse e capa no Skoob. Depois, quando tive oportunidade de tê-lo em mãos e por fim, lê-lo, esse amor só aumentou.

Como disse, me apaixonei pela capa do livro. Ela é bem bonita e transmite muito das crônicas. As folhas são brancas, as letras tem um bom tamanho.

Um diferencial desse livro é que foi feita uma edição em braille, o trabalho é artesanal e foram feitos 51 livros, 1 para a autora e os outros 50 para grupos que atendem cegos em Maringá - Paraná e região. A tradução do livro para o braille foi feita por presidiários  de Maringá, essa atividade diminuiu a pena deles.

Minhas crônicas preferidas foram o Inverno, De Abraços & Cheiros e Novo MST?, Inverno me emocionou, De Abraços & Cheiros me encantou e Novo MST? me fez rir bastante.

Foto tirada pela blogueira. Instagram @Lorraned_SB
 DA&C foi o primeiro livro de crônicas que li e amei a experiência!
Angela Ramalho tem muito talento. Sua forma de escrever é simples, descomplicada, engraçada, divertida e leve. Ela coloca pra fora tudo o que tem a dizer, sem rodeios. Angela consegue nos fazer ir de risos a lágrimas apenas virando a página.

O livro é muito viciante, você vai lendo e sempre querendo mais e mais e mais crônicas.

É aquele tipo de livro que serve pra distrair, ensinar e divertir. Como é bem fininho, dá pra carregar sempre na bolsa, para ler numa fila ou quando está esperando o ônibus, por exemplo.

Acho que nem preciso dizer que super recomendo De Abraços & Cheiros e para todas as pessoas de todas as idades! ;)


“A palavra que brota do coração com sinceridade, é a mais pura forma de criação.” 
Tecnologia do Blogger.