CURIOSIDADES - Por que alguns autores usam pseudônimos?

     A resposta a pergunta feita no título desta postagem é bastante simples, mas, antes de descobri-la, que tal sabermos exatamente o que é um pseudônimo?
     A palavra pseudônimo vem do grego antigo e é composta por "pseudo-" e "nome", significando "nome falso". Sendo de fato muito superficial é basicamente isto um pseudônimo: um nome falso que qualquer um pode adotar. Mas não é bem isso que você estava esperando, certo? Na verdade, sim. Geralmente pseudônimos são adotados por escritores que querem, por algum motivo ocultar sua verdadeira identidade. Então você deve estar se perguntando o porquê, certo? Vamos lá.
     Recentemente tivemos o caso de Robert Galbraith, um estreante da literatura que virou sensação de uma hora para outra. É bem sabido que Robert, na verdade, é um pseudônimo de J.K. Rowling, a mundialmente famosa autora de Harry Potter. Qual foi o motivo dela, uma autora tão conhecida, querer publicar um livro como um autor estreante? Para responder a esta pergunta usarei o prólogo de O chamado do Cuco que é, na realidade, uma citação do poeta romano Lúcio Ácio: 

"Infeliz é aquele cuja fama enobrece sua desgraça."

     Infelizmente ainda não tive o prazer de ler O chamado do cuco para saber se o prólogo tem algo a ver com a história ou se é uma advertência em si. A própria autora disse em uma entrevista que escrever sob um pseudônimo foi "uma experiência libertadora", e de fato podemos concluir que sim, a julgar pela estreia nada aclamada de Morte Súbita.
     Libertar-se de comparações com suas próprias obras já aclamadas, explorar novos estilos de escrita, desafiar-se com o objetivo de tentar produzir algo novo e diferente do que já foi produzido e até mesmo vender mais (se não acredita em mim, pesquise por George Eliot, um pseudônimo de Mary Anne Evans) são algumas das razões mais comuns para alguns escritores adotarem pseudônimos.
     Agora que você já sabe os principais motivos de alguns autores usarem pseudônimos, que tal uma breve brincadeira? Você sabe dizer a quem pertencem os pseudônimos abaixo:

Boas Noites
Este pseudônimo pertenceu a que autor/autora:
(A) Machado de Assis;
(B) Fernando Pessoa;
(C) Eça de Queirós.

Mary Westmacott
Este pseudônimo pertenceu a que autor/autora:
(A) Mary Anne Evans;
(B) C.S. Lewis;
(C) Agatha Christie.

     Acertou? Errou? Se você respondeu a opção A na primeira, parabéns, você acertou! Se respondeu a opção A na segunda, parabéns, você errou! Pois a resposta da segunda é a opção C, a rainha do crime.




Tecnologia do Blogger.