DICAS - 5 Dicas para escrever uma boa resenha

     Hoje preparei um conjunto de dicas muito interessante para nossos leitores que também escrevem seus blogs/sites e esperamos que essas dicas possam vi a ser realmente úteis! Listamos todas as cinco seis (postagem editada) dicas em tópicos, confira!

     1. Escreva-a assim que acabar de ler o livro:
     Se você esperar muito tempo para escrever sua resenha é provável que esqueça de informações que poderiam vir a ser interessantes para sua resenha, então o ideal seria começar sua resenha imediatamente, mas tome cuidado para não falar demais e acabar deixando spoilers. Não existe nada mais odioso que spoilers em uma resenha.

     2. Faça anotações durante a leitura do livro:
     Você pode se apaixonar pela história mas se você não tiver memória fotográfica é improvável que vá se lembrar de todos os detalhes. O que diferencia uma resenha da outra é justamente isso, os detalhes. Existem centenas de blogs por toda a internet e você precisa, de alguma forma, chamar a atenção dos seus leitores para sua resenha, precisa de algo que o motive a lê-las e neste aspecto os detalhes são cruciais. Seja moderado, faça citações do livro dentro do contexto de sua resenha, destaque frases marcantes.

     3. Evite contar muitos detalhes, principalmente os detalhes reveladores:
     Sei que destaquei os detalhes como um ponto importante no tópico anterior mas o reverso também deve ser destacado: muitos detalhes enjoam. Em geral as resenhas são buscadas para se ter uma ideia um pouco mais profunda do livro que a sinopse do mesmo, ou seja, uma resenha tem de revelar um pouco mais da história e das sensações do autor (da resenha) durante a leitura do mesmo. Uma resenha não deve ser apanhado contando os pontos altos da história e principalmente: uma resenha não deve contar o final do livro. A lógica é simples: se a resenha conta o fim do livro, por quê alguém leria o livro?

     4. Não reescreva a sinopse mas também não reescreva o livro:
     "Resenha é uma abordagem para a construção de relações entre as propriedades de um determinado objeto, analisando-o, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. Resenha também é um texto que serve para apresentar outro, que seja desconhecido do leitor.
     No jornalismo, resenha é utilizado como forma de prestação de serviço, é um texto de origem opinativa que reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o que está sendo analisado. (...)" [fonte no fim da postagem] Confuso, não é? Eu explico: Uma resenha não deve ser tão curta quanto a sinopse do livro (e tampouco contando as mesmas coisas) porém não deve ser muito longa a ponto de enjoar o leitor (e quase ser uma cópia da história), a resenha tem de ser um apanhado geral da história, das impressões e das demais questões (e sentimentos) relacionadas entre o autor da sinopse e o livro.

     5. Estimule a curiosidade, deixe questões em aberto para que o leitor possa se interessar pelo livro:
     Já notou que além de nunca contar o final as sinopses geralmente deixam questões a serem pensadas? Sinopses não são feitas para decifrarmos a alma dos personagens ou nos sentirmos no cenário da trama, o livro tem essa função. Sinopses estimulam a curiosidade dos leitores e as resenhas tem o mesmo objetivo, só que de uma forma mais informal e sentimental.

     BÔNUS: 6. Seja moderado:
     Já ouviu a frase "beba com moderação"? Se você não é dos que bebe com moderação ao menos seja um dos que escreve resenhas com moderação. (que ilustração idiota a minha) Não exagere com imagens, citações, links, vídeos, recursos linguísticos e quaisquer outras formas de "enriquecer" o conteúdo criado. Estabeleça limites e cumpra-os. Evite usar gifs animados que possam desviar a atenção durante a leitura da mesma, evite o abuso de links entre sua resenha e outras possíveis postagens relacionadas, evite... Evite exageros, esse conselho é a chave mestra para bons conteúdos.

     Espero ter ajudado a você, nosso leitor, que visa escrever boas resenhas para seu site/blog. Não sou um especialista mas acredito que essas dicas possam ser realmente úteis. Você teria mais alguma sugestão que possamos incluir? Comente! Será um prazer interagir com todos vocês! (Esta postagem foi criada por mim, qualquer uso externo deve ser acompanhado dos devidos créditos e de um link que leve a página original)

Tecnologia do Blogger.