RESENHA - Fragmentos

     Sem dúvida Fragmentos foi um dos livros mais esperados por mim nesse ano de 2014. O motivo? No ano passado li o primeiro livro da série e me apaixonei pelo universo distópico criado pelo autor e precisava saber mais da história. Baixei o livro em inglês e dissuadi pedi com carinho para um amigo traduzi-la para mim. Não leia esta postagem caso ainda não tenha lido o livro um (a resenha do mesmo está disponível neste link) da série.

     Sinopse: O que significava a Verdade? Quem era responsável pelo fatal vírus RM? Por que os Partials morriam aos 20 anos? E afinal, o que era ela, humana ou Partial? Kira Walker sabia que todas essas perguntas sem respostas eram fragmentos de um grande segredo. Só não imaginava o quanto ela era a peça-chave nessa história. Volume dois da trilogia Partials.

     Kira tinha muitas perguntas e poucas respostas. Após conseguir curar a primeira criança humana recém-nascida da maldição do vírus RM o número de perguntas em sua mente era ainda maior. Será que ela mesma fazia parte de um plano maior, como a Doutora Morgam havia sugerido em seu primeiro e assombroso encontro? Onde estaria Nandita? Como curar a data de validade dos Partials? Ela precisava de respostas e fugiu do ambiente seguro de East Meadow em busca das mesmas.
Capa brasileira pela editora iD
     Enquanto Kira buscava por respostas uma revolução política ocorria na cidade da qual ela fugiu, os humanos continuavam perdendo crianças para o vírus e ainda pior: mais e mais mulheres engravidavam, mesmo a lei da esperança estando abolida. O motivo? Todas elas tinham uma esperança, visto que uma criança já havia sido curada. Marcus sugere uma segunda investida para obterem um segundo partial a fim de estudá-lo, mas ele não tem tempo para isso, Morgan e sua facção começam a fazer investigações em toda ilha e não demoraria muito para chegarem ao refúgio onde os últimos 35 mil humanos se encontravam. Em uma possível guerra contra os partials aqueles poucos humanos restantes teriam alguma chance?
     No decorrer de sua viagem Kira encontra Afa, um homem solitário que vivia na cidade de Manhatan e o responsável pelas explosões que haviam propiciado a captura de Samm no primeiro livro e levado Kira a estudá-lo e obter a cura do RM. Afa tinha alguns distúrbios mentais, porém seria de grande utilidade para Kira devido aos inúmeros arquivos pré-guerra que ele armazenou ao longo do tempo e que traziam algumas boas respostas a perguntas que ela se fazia. Ele tinha também grandes conhecimentos na área de tecnologia da informação e poderia ajudá-la se viajasse com ela a cede da ParaGen. Kira, Samm, Herom e Afa viajam juntos em busca das respostas e se deparam com muitos e obstáculos, incluindo falta de comida e chuva ácida.
     Enquanto o quarteto viajavam Morgan chegou a East Meadow e iniciou a captura de todos os humanos que conseguia e  enviou uma mensagem para todas as frequências de rádio disponíveis: Mataria um humano a cada dia até que Kira se entregasse. O que então ela deveria fazer? Prosseguir buscando respostas ou entregar-se a fim de tentar salvar os poucos humanos que restavam? Será que ela seria bem sucedida se fosse revelado a eles que ela era uma Partial? Essas e muitas outras respostas você encontrará lendo esse livro alucinante que eu recomendo muitíssimo!

Terceiro volume
     Algo que me agradou muito lendo o primeiro livro da série (resenha aqui) foi que o autor revelou todas as respostas que se propôs a revelar e conseguiu levantar sutilmente muitas perguntas que seriam respondidas apenas no segundo livro e o mesmo se deu com Fragmentos. O ritmo do livro é rápido e cheio de constantes revelações, um capítulo quase te obriga a ler o seguinte e é assim até o fim do livro, uma leitura impressionantemente rápida e fascinante.
     Agora só nos resta esperar pelo terceiro volume da série, Ruins, que ainda revelará grande parte da história dos partials e humanos. Quando, então, será lançado no Brasil? Isso só a Editora iD para nos responder!



INFORMAÇÕES
Páginas: 520
Autor: Dan Wells
Editora: iD
ISBN: 9788516091705


Tecnologia do Blogger.