RESENHA - Divergente

     Esqueça todas as distopias que você já leu. Esvazie sua mente. Tome fôlego, beba água só então comece a ler Divergente. Duvido que você vai conseguir parar na metade para sequer recuperar o fôlego.
     A paisagem distópica é uma sociedade dividida em cinco facções de acordo com uma virtude necessária para manter a paz e ordem, cada qual responsável pela manutenção de um aspecto importante da vida ali, são elas: Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza.
     Beatrice Prior, nascida na facção da Abnegação, leva uma vida simples voltada completamente para ajudar os outros. Ao completar 16 anos ela e todos os jovens da mesma faixa etária tem de fazer um teste para avaliar qual facção se encaixa melhor com eles próprios, e no dia seguinte, na cerimônia, escolher a facção a qual pertencerão para o resto da vida. Uma escolha séria que nunca pode ser contestada ou reclamada. Durante o seu teste ela descobre: Ela é uma divergente, e isso jamais deve ser mencionado outra vez.
      No dia da cerimônia Beatrice escolhe a facção Audácia, responsável pela segurança dos habitantes do membro da cidade.
     O restante do livro se passa quase que inteiramente dentro da Audácia e voltado ao treinamento de Tris (como ela preferiu ser chamada ao entrar para a audácia) e seus questionamentos, aborda profundamente a seriedade de sua escolha quanto a mudança de facção. Será que a audácia era realmente a escolha mais sensata que ela poderia ter feito?
     Como cada facção tem seu papel no bom funcionamento da cidade, uma facção em especial tem sua honestidade questionada: Será que os membros da abnegação estavam fazendo bom uso do dinheiro destinado a sociedade? Essa questão leva ao início de uma revolução e em conjunto com a divergência de Tris geram um enredo fascinante, eletrizante e surpreendente. Vale a pena ser lido!

     Sou fascinado por distopias e em geral eu ando por aí caçando uma nova para ler e Divergente definitivamente me impressionou, tanto pela forma que foi escrita quanto pelos personagens e suas personalidades nitidamente bem definidas e trabalhadas e o fim realmente deixa muitas perguntas para serem respondidas no livro dois, o que me atraiu muito.

INFORMAÇÕES
Páginas: 502
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
ISBN: 9788579801310



Tecnologia do Blogger.