CURIOSIDADES - Você sabe o que é uma distopia?

      O tema 'distopia' está em alta no momento, livros e mais livros distópicos são lançados e cada vez mais surgem pessoas interessadas no tema. E você, sabe o que é uma distopia?
     Basicamente a palavra 'distopia' significa o oposto de 'utopia', ou seja, uma situação longe do ideal, um governo autoritário e condições críticas. Na literatura a coisa não é muito diferente disso. Para exemplificar usarei quatro distopias que já li como um exemplo de traços comuns de uma distopia, que geralmente são: (1) Pessimismo quanto a situação externa, ou seja, quanto àqueles que não se submetem ao governo; (2) Poder controlado por uma pequena elite; (3) Um objetivo moral a ser alcançado; (4) Banalização, exclusão ou violência voltada aos que não visam alcançar os mesmos objetivos que a sociedade como um todo.

PARTIALS: (Item 1: Pessimismo externo) Em PARTIALS estima-se que toda a população mundial foi reduzida a quase nada e que os Partials, que nunca mais foram vistos, possam estar planejando algo. (Item 2: Poder controlado por uma elite) O governo, que tem a Voz como opositores, toma as decisões, sejam elas positivas ou negativas para a população. (Item 3: Objetivo a ser alcançado) A reprodução humana é o objetivo central, para que a nossa espécie não seja extinta. Só então o repovoamento da Terra será alcançado. (Item 4: Violência aos que violam os objetivos da sociedade) Os próprios Partials são vistos com maus olhos e aqueles que se recusam a acatar ordens e leis são vistos como rebeldes. No caso de PARTIALS, a Voz é a força que se rebela contra o governo.




FEIOS: (Item 1: Pessimismo externo) Os feios são vistos com maus olhos, mas ainda assim os que se recusam a tornar-se perfeitos após a idade adequada são ainda piores, e os enfumaçados ainda mais. (Item 2: Poder controlado por uma elite) Em FEIOS sabemos que há uma elite médica que define os padrões de beleza aceitáveis e que é responsável pela sua atualização com o passar do tempo. (Item 3: Objetivo a ser alcançado) Uma vida perfeita, com aparência perfeita, num lugar perfeito torna-se o alvo padrão daqueles sujeitos à elite. (Item 4: Violência aos que violam os objetivos da sociedade) Os enfumaçados foram caçados por manterem-se separados (e feios). Todos os que se recusam a tornar-se perfeitos (ou que não conseguem) sofrem ao menos certa violência psicológica, por serem mal vistos.




DIVERGENTE: (Item 1: Pessimismo externo) A guerra tem de ser evitada e como solução para este problema que atingia a sociedade o sistema de facções foi implementado. Fora da cerca há apenas o resto do mundo anterior, os membros da audácia também protegem aquela sociedade do risco externo. (Item 2: Poder controlado por uma elite) Cada facção tem sua elite, porém a facção da abnegação sustenta o governo, devido ao fato dos membros desta facção serem "incorruptíveis". (Item 3: Objetivo a ser alcançado) O objetivo buscado é a paz, o fim da guerra (que já aconteceu), então busca-se o aperfeiçoamento, justiça. (Item 4: Violência aos que violam os objetivos da sociedade) Os divergentes são caçados e os sem-facção são mal vistos devido ao fato deles não pertenceram a nenhuma facção.



DELÍRIO: (Item 1: Pessimismo externo) Aqueles que supostamente vivem na selva são visto como doentes, ou seja, deduz-se que estão em condições deploráveis. (Item 2: Poder controlado por uma elite) A vida das pessoas e como elas devem levá-la é ditada e tem de ser aceita. Uma minoria controla. (Item 3: Objetivo a ser alcançado) Uma sociedade saudável e livre do amor (que é visto como uma doença, amor delíria nervosa). (Item 4: Violência aos que violam os objetivos da sociedade) Às pessoas que não se submetem ao procedimento que remove a capacidade de amar ou que fogem dos limites da cidade são vistas como doentes.






     Um grupo rebelde e que tem valores opostos ao do governo geralmente faz parte deste tipo de trama e geralmente buscam a queda do sistema atual de governo. O governo, logicamente visa eliminar estes rebeldes, o que, em alguns dos livros analisados nesta postagem (PARTIAS, FEIOS e pelo que me lembro DELÍRIO) são objetivos nitidamente traçados.


     Espero que tenham gostado desta postagem, comentem! Caso queiram ler alguns destes livros citados, deixo as respectivas resenhas abaixo:

 RESENHA  Partials (Clique aqui);
├ RESENHA  Feios (Clique aqui); Perfeitos (Clique Aqui);
├ RESENHA  Divergente (Clique aqui);
└ RESENHA  Delírio (Resenha dupla, clique aqui). 
Tecnologia do Blogger.