DICAS - Como publicar seu próprio livro?

     Quem nunca teve aquela ideia brilhante enquanto tomava banho que jurou que renderia um bom livro? Leitores ávidos geralmente tem essa tendência com mais frequência que pessoas que não leem, mas eu arriscaria um palpite: Todo mundo um dia já criou uma história (curta ou longa) que gostaria de levar adiante. Acertei? Bem, não sei. Mas esta postagem é para você que se arriscou ainda mais, pegou papel e caneta e começou a escrever seu livro. Agora que ele está pronto (ou quase...) você deve estar doido atrás de uma editora, correto?
     Se você não quer vínculo com nenhuma editora eu recomendaria a Perse. Basicamente lá você apenas divulga seu livro para uma quantidade imensa de pessoas, que podem comprá-lo em PDF (versão digital) ou em livro físico. Qual a vantagem disso? Se alguma editora se interessar eles entrarão em contato contigo, ou seja, você consegue atingir o público e a editora ao mesmo tempo e se receber várias propostas você estará livre para escolher a que mais lhe convém. Desvantagens? Se você não tiver registrado sua obra ela pode correr grave perigo. Outro site semelhante é o Clube dos autores.
     Agora se você quer algo mais sério e está disposto a investir nisso eu certamente recomendaria a Novo Século. O motivo? Eles tem a página Novos Talentos da Literatura Brasileira que é um meio promissor de publicar e divulgar sua obra, mas é claro, você terá de pagar por isso. Eles oferecem diversos planos com diversas opções que podem ser alteradas por você por questões de gosto pessoal ou financeiras.
     Há também a forma clássica que quase toda editora disponibiliza em seus sites: Envio de originais. Você deve ter seu livro em formato digital (geralmente PDF) e enviá-los às editoras através de formulários disponíveis em seus sites. Abaixo eu disponibilizo uma pequena lista com algumas das editoras (ou grupos editoriais) que consegui encontrar a ferramenta no site. Vale lembrar que a Intrínseca e o Grupo editorial autêntica não estão aceitando envio de originais no momento.

1. Novo Conceito; (abaixo do formulário de contato há um formulário semelhante mas com a finalidade exclusiva do envio de originais)

2. Intrínseca; (embora haja no formulário a opção de envio de originais a opção retorna com a mensagem de que originais não estão sendo aceitos no momento. Continue verificando o site caso realmente deseje publicar nesta editora e não em quaisquer outras)

3. Grupo editorial autêntica (Nemo, Gutenberg, Vestígio); (também não estão aceitando o envio de originais. Continue tentando caso haja o real interesse de publicar nestas editoras específicas) 

4. Grupo editorial record; (vale lembrar que eles não aceitam material eletrônico para avaliação, então você terá de ter alguns gastos com impressão, encadernamento e correio... Vale a pena? Você decide!)

5. Globo livros (); (é a ferramente comum de contato, basta você selecionar a opção originais e enviar um pedido e (talvez) incluir a sinopse do seu livro. Vale a pena tentar!)

6. Editora iD; (novamente é a ferramenta de contato, basta você selecionar "envio de originais" em assuntos e fazer o que você faz de melhor: escrever!)

7. Rocco; (a editora Rocco não está recebendo originais de livros infantis e YA até julho de 2014. Para o envio do original de seu livro, leia as regras disponibilizadas num arquivo .PDF pela própria editora)

8. Companhia das letras; (a Companhia das letras não está recebendo originais no momento (conforme expresso pela própria editora em seu FAQ), porém pede para que voltemos a consultar seu site depois de junho de 2014. A forma de envio é através do formulário que, embora a editora não esteja recebendo manuscritos, a opção ainda está disponível no site, ou seja... Valeria a pena tentar? Não sabemos...)

9. Arqueiro; (não encontrei nenhuma opção direta para o envio de originais, porém o site conta com uma ferramenta de contato que, acredito eu, pode ser utilizada para este fim. Eles disponibilizam no site um endereço de e-mail para contato e também seu endereço, ou seja, eles nos dão a faca e o queijo, basta um pouco de interesse da nossa parte para sondar)

10. Empresas ediouro publicações; (novamente não encontrei uma área específica para envio de originais, mas... Sabe como é, né? Aquela ferramenta para contato está só esperando por você! Tente!)

     Sei que abordei uma pequena quantidade de editoras e que ainda existem muitas outras só aguardando sua iniciativa! Não exite em procurar, em enviar originais em sondar por aí. Você só será bem sucedido se arriscar!
Tecnologia do Blogger.