DICAS - Três dicas para boa conservação de seus livros


Não importa o tamanho de sua coleção nem o gênero que vocês mais lê mas é sempre bom ter seus livros em ótimo estado não é mesmo? Páginas amassadas, sujas, riscadas, sublinhadas, destacadas e marcadas são de longe o ideal de todo leitor. Separamos algumas dicas bem legais para manter seus livros em um excelente estado de conservação!

Comida e livros não combinam

 Essa é sem dúvida uma dica importante. Comer próximo a livros é um risco enorme para a saúde de seu livro. Dê uma pausa na leitura, coma, e logo depois retome de onde parou, mesmo que o livro seja muito bom não vale a pena correr o risco.

Evite fazer anotações ou marcações em seu exemplar
 O livro é seu, você pode fazer o que quiser com ele, mas se quer uma dica para mantê-lo em ótimo estado por muito tempo, não faça anotações. Com o tempo algumas coisas escritas começam a borrar (isto depende da tinta) o que deixa o livro com uma aparência horrível! O mesmo princípio vale para clipes de metal (que enferrujam e mancham), papéis coloridos, papéis impressos e alguns outros objetos que soltam tinta.
 Uma dica: Gostou de alguma frase ou de um trecho da história? Use um pequeno pedaço de papel sulfite branco e coloque-o na página onde se encontra o conteúdo que desejas marcar de forma a ficar um filete para fora para que consigas visualizar. (ou utilize um post it apenas para marcar, sem nada escrito)

Cuidado com o lugar onde guarda seus livros
Mais uma vez: Você é livre para escolher. Evite locais poeirentos, locais com contato direto com o sol, proximidade a janelas. Caso tenha animais de estimação ou crianças em casa, evite locais onde os mesmo possam ter acesso aos seus livros. Opte por prateleiras de metal pintado com tinta adequada. Evite áreas de serviço, cozinhas, banheiros ou locais ao ar livre para guardar seus livros.
 Cuide também para não haver muitos livros na mesma prateleira e acabar causando a queda dos mesmos, e deixe-os com certa folga (resista a tendência de fazer caber mais um livro, isto os danificará a longo prazo). De tempos em tempos limpe a prateleira (caso seja de madeira cuide bem dela) e deixe seus livros respirarem. Opte por folheá-los cuidadosamente e com as mãos limpas.

 Nesta postagem nós também demos algumas dicas muito úteis sobre formas de conservação, armazenamento e limpeza de livros, vale a pena dar uma conferida.  
Tecnologia do Blogger.