CURIOSIDADES - Quais os três livros mais antigos do mundo?



Em algum momento de sua vida você já se perguntou  quais são os livros mais antigos do mundo? 
Então, confira a resposta: 

 (1) Em primeiro lugar temos um livro chinês, o I-Ching (Chinês tradicional: 易經; Chinês simplificado: 易经.), datado de (aproximadamente) 3.000 a.C.. Este livro ainda é considerado um dos principais livros de consulta espiritual chinesa e acredita-se que ele influenciou várias ideias e invenções de nossa época. Segundo a Wikipedia o I-Ching é "um texto clássico chinês composto de várias camadas, sobrepostas ao longo do tempo (...), um dos mais antigos e um dos únicos textos chineses que chegaram até nossos dias."

 (2) Em segundo lugar temos o Livro dos mortos, que é uma coleção de feitiços, poções (fórmulas com algum objetivo mágico) e canções, datado de (aproximadamente) 1.580 a.C. (início aproximado de sua criação, sua finalização é amplamente aceita como 1.160 a.C.). No Antigo Egito esta coletânea era deixada junto as múmias para, de acordo com a crença local, de alguma forma ajudá-las em sua viagem para o além.

 (3) Em terceiro e último lugar em nossa classificação encontramos a Epopeia de Gilgamesh, encontrada na Mesopotâmia e composta de doze cantos de aproximadamente trezentos versos este livro data de (aproximadamente) 700 a.C. De acordo com certo site acredita-se "que sua origem sejam diversas lendas e poemas sumérios sobre o mitológico deus-heroi Gilgamesh, que foram reunidos e compilados no século VII a.C. pelo rei Assurbanípal". (Achei um link interessante de um PDF bastante explicativo, que encontra-se neste link

 Logicamente que quando falamos de "o livro mais antigo do mundo" não nos referimos a livros impressos, visto que antes da invenção deste processo os livros eram feitos manualmente. Neste âmbito o acredita-se que o livro impresso mais antigo conhecido é uma tradução das Escrituras Sagradas (a Bíblia) de 641 páginas feita pelo alemão Gutemberg (impressão datada de 1455), porém de acordo com algumas fontes esta informação foi atualizada e o posto de "o livro impresso mais antigo do mundo" vai para uma impressão do Jikji (em coreano: 직지) ou Jikjisimcheyojeol (em coreano: 직지심체요절) com tipos móveis feitas por monges coreanos (impressão datada de 1377).


 Sabemos que a todo momento novas descobertas são feitas, no que diz respeito a isto até o momento estes são os livros mais antigos do mundo.

E você, tem alguma opinião a esse respeito? Conhece algum livro ainda mais antigo?

Fonte: Wikipedia (I-Ching / Epopeia de Gilgamesh / Jikji); Infoescola (Livro dos mortos); Infopedia (Epopeia de Gilgamesh); Mell Books (Fonte de "inspiração"); Jusweek (Jikji).
Créditos na imagem. 
Tecnologia do Blogger.