CURIOSIDADE - Ler no transporte prejudica sua visão?




Quem nunca ouviu um "Não vai ler no ônibus, isso faz mal!" ou até mesmo "Ler no ônibus descola a retina" que atire a primeira pedra! Alguém se candidata?

 Certamente que não, é quase inevitável nunca ter ouvido isso, por isso nós do Dreams & Books fomos atrás de informações e criamos esta postagem com a resposta a esta questão, será que este é um mito ou uma verdade? Vejamos.

 Ler em qualquer meio de transporte não prejudica a sua visão. Então você já pode espalhar essa notícia para seu pai, mãe, vizinho, cachorro e papagaio e implorar que os mesmos não encham sua paciência. Porém pode causar algum desconforto. 

Paulo Mello Filho, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, falou o seguinte acerca do desconforto causado pela leitura em movimento: "Isso gera uma confusão entre o cérebro e a visão que pode causar um mal-estar" 



Qual o motivo deste desconforto? Simples: Tua visão informa ao teu cérebro que você está parado pois você está focando no livro, porém tua visão periférica diz o contrário, ela informa a teu cérebro que estás em movimento, e este conflito de informações provoca tal desconforto. Este desconforto não vai fazer com que fiquemos cego (sim, leio bastante no ônibus, metrô, barcas e afins), basta apenas nos sentarmos em algum lugar em que não seja possível ver o movimento externo através da janela, ou fechar a cortina.

 O descolamento de retina é realmente possível e exige tratamento rápido, mas isto só acontece com fortes impactos, o que não é o caso da leitura. Agora que desvendamos este mito espalhe esta notícia aos quatro ventos e leia com tranquilidade onde bem entender.

CURIOSIDADE: Enquanto pesquisava certas minúcias acerca deste tema acabei esbarrando com uma publicação muito interessante (e até bem-humorada) que contém cinco dicas bem legais para contribuir para o conforto de sua leitura em meios de transporte. Caso queira podes acessar este link e ler a matéria na íntegra.

Fontes: Superinteressante; Revista Fantástica.
Fonte de pesquisa adicional (não utilizada para obtenção de conteúdo para esta publicação, porém com informações relevantes acerca do tema abordado): Bem Estar.
Tecnologia do Blogger.