RESENHA - Marley & Eu

 Simplesmente inesquecível. Trágico e cômico "Marley e Eu" é o tipo de livro que com certeza te deixará em prantos, isso é certo.
 Acho que a descrição do próprio John Grogan é mais que perfeita, e logo na capa você já passa a ter uma visão bem ampla do livro: "A vida e o amor ao lado do pior cão do mundo".
 Marley é um cão hiperativo, cheio de defeitos, problemático (acho que não é qualquer cachorro que sofre de astrofobia¹) e incrivelmente companheiro.
 O livro começa um tanto clichê: um casal doce, feliz, recém-casado vivendo as mil maravilhas e a fim de não ter filhos o marido resolve conseguir um cachorro. (Okay, sei que é baseado na vida real, mas isso é terminantemente clichê, isso é um fato)
 Mas antes disso tudo John descreve seu cachorro de infância, um cachorro tão dócil e obediente que era chamado de São Shaun. Com esse cachorro em mente ele e Jenny resolvem escolher seu próximo cachorro, que por ventura é o 'cão de liquidação', futuramente: Marley.
 A narrativa é simples e delicada, rica em detalhes e bem fácil de acompanhar. É o tipo de leitura que eu recomendaria para quem está começando a adquirir o hábito da leitura mas também indicaria para quem já o tempo. É impossível não rir com as bizarrices cometidas por Marley e pela forma como o casal Grogan reage a elas.
 Mas nem tudo são flores. A vida é cruel e Marley e Eu relata com perfeição as mudanças drásticas da vida. O cãozinho da família cresce, apronta, nos diverte, e em determinado momento começa a nos emocionar, sim, nos emocionar. É impossível não chorar com este livro, não sei se a pessoas normais como vocês isso é possível, mas quanto a mim: chorei horrores! Eu tenho uma empatia enorme para com animais (mais até do que com seres humanos, acredite) e acho que esse foi um dos fatores que me fez chorar absurdamente. Por mais difícil que possa parecer o livro não perde em momento algum sua pegada cômica, ou seja, você alterna entre lágrimas e risos a cada página, e isso me encantou.
 Marley & Eu virou filme e emocionou a muitos, e de fato emociona. Mas para quem leu o livro o filme se torna um pouco estressante devido a alguns detalhes alterados deliberadamente. Por exemplo: Jenny não chama Marley de 'Cão de liquidação' como o filme mostra nas partes finais. E também não há indícios de que ela tenha jogado seu cordão na... Bem, vou parando, não quero ser um chato que conta a história do livro. Mas se você ver o filme e ler o livro irá notar algumas pequenas mudanças (que, acredito eu, foram feitas para deixar o filme mais tocante), mudanças essas que me irritam.
 Resumindo: Um ótimo livro, cômico, emocionante, bonito e que nos prende bastante durante a leitura. Irresistível! 




INFORMAÇÕES

Páginas: 300
Autor: John Grogan
Editora: Prestígio editorial
ISBN: 8599170848


1- Astrofobia: Medo de trovões ou relâmpagos.

2 comentários:

  1. Agora sim um incentivo a mais pra ler esse livro rs
    http://voceanonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, o livro é fantástico! Se você não chorar eu te dou um prêmio! Hahahaha' ;P

      Excluir

Tecnologia do Blogger.