RESENHA - As vantagens de ser invisível

"In that moment I swear, we are infinite" - Você com certeza já ouviu essa frase em algum lugar! Ela é uma máxima do livro "As vantagens de ser invisível", e não somente essa frase assim como todo conteúdo do livro é simplesmente in-crí-vel!
 Charllie, é muito doce. Sua visão de mundo é simplesmente encantadora e contagiante, e devido a sua inocência ele acaba sendo um personagem apaixonante, sendo você homem ou mulher. Ele compartilha conosco seus medos e anseios, e num instante você se torna seu amigo íntimo. Achei a construção do personagem um dos pontos fortes do livro: Charllie é humano, tem suas dúvidas e medos e faz questão de mostrar isso para nós, não escondendo nada. É impossível não rir com algumas situações do livro, que são tragicamente cômicas, chegam a ser hilárias!

 O livro é contado inteiramente em cartas, é possível nos localizarmos muito bem no tempo, e entender o quanto certos acontecimentos afetaram a Charllie. Ele divide tudo conosco, e confesso que é um pouquinho difícil saber o que vai acontecer na próxima página pois a história é abordada de tantos pontos diferentes e contada com tantos detalhes que fica quase impossível não sentir exatamente o que o personagem sente (ou eu não sei se sou tão empático a esse ponto).

 Nem todo livro é perfeito, e As vantagens de ser invisível é um difícil de achar defeito, mas... Um aspecto em que o livro peca é pelo seu número de páginas. Como assim? Ao ler a última página fui invadido por um imenso sentimento de "É SÓ ISSO? COMO ASSIM ACABOU? VOU MATAR ESSE AUTOR!", fiquei uma semana digerindo e regurgitando o livro repetidas vezes. A história realmente me encantou, e nos deixa um imenso gosto de quero mais. Outro ponto negativo foi um que já mencionei como ponto positivo (confuso, não é?): os detalhes. O livro é bastante detalhista. Por um lado isso é maravilhoso, conseguimos imaginar o ambiente à nossa volta (sim, acabamos fazendo parte do ambiente sem nos aperceber) de forma vívida, porém os personagens foram pouco trabalhados, deixando grande parte disso a cargo de nossa imaginação ou do filme (para quem o viu e só depois leu o livro).
 Falando em filme... Caso não tenha visto ainda o livro virou filme, e ao contrário do que costumo dizer, essa foi uma boa adaptação. Não encontrei discrepâncias nítidas com o livro (e olha que eu só vejo os filmes baseados em livros para criticar!), e essa é uma boa dica de um bom filme baseado em um bom livro! O filme, homônimo, está disponível para compra em diversos sites (Saraiva, Livraria cultura, Americanas e muitos outros, muitos mesmo!), basta você encontrar o mais barato e com o menor frete e fazer um bom negócio!
 De todas as formas: É um livro fascinante, merece ser lido e relido quantas vezes for possível.



INFORMAÇÕES
Páginas: 224
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
ISBN: 9788532522337
Tecnologia do Blogger.