CURIOSIDADES - Projeto Mais Leitura

 Projetos de incentivo a leitura sempre me chamaram muita atenção, principalmente por expandir o grande mundo que é a leitura para pessoas até então afastadas dele. E o projeto Mais Leitura não é exceção a regra. 
 Não é novidade para qualquer leitor que em nosso país o custo dos livros é elevadíssimo em comparação com o custo dos mesmos em outros países, o que se dá pelo baixo número de leitores (acaba não valendo a pena imprimir muitos exemplares, logo, a tendência é aumentar o custo dos que são impressos para que haja um lucro palpável) e outros fatores. Por conseguinte, os poucos leitores que restam tendem a pagar mais caro para conseguir os seus exemplares, ou seja, vendendo caro ou barato as editoras terão de todas as formas um público, gerando assim um looping infinito. E é exatamente nesse ponto que entram os projetos de incentivo a leitura, quebrando esse looping e disponibilizando livros a preços mais acessíveis a maioria da população.
 No projeto Mais Leitura os valores dos livros não passam de cinco reais, um valor acessível e estimulantes, qualquer pessoa, mesmo que não se interesse comumente por livros, acaba se sentindo atraída a algum título devido ao baixo valor, sem aquele terrível medo de gastar uma quantia alta e se arrepender depois por ter comprado o livro: mesmo que ela venha a não gostar do livro que comprou o valor foi apenas simbólico, ou seja, ela não perdeu nada.

 Já estive visitando alguns pontos do projeto, e me surpreendi. Me surpreendi pela organização (confesso que esperava um ambiente desorganizado, e até mesmo cheirando a bolor), pelos títulos disponíveis (não há nenhum lançamento, se é o que espera encontrar, mas dando uma garimpada você consegue encontrar bons títulos) e pela variedade, e foi o fator 'variedade' que mais me encantou: Lá eles abrangem diversos autores, de diversos gêneros e de muitas editoras. Acabei comprando alguns livros sem nenhuma moderação, até mesmo alguns por puro impulso, afinal, a um custo tão baixo não há como se arrepender depois, correto? Corretíssimo!
 Atualmente existem diversas unidades espalhadas pelo Estado do Rio de Janeiro, basta que você encontre a mais próxima de você e dê uma olhadinha: você com certeza vai comprar algo.


Curiosidades:
- O projeto teve mais de 600 mil livros vendidos em dois anos;
- O projeto possibilita ao usuário a criação de uma carteirinha e quando o mesmo compra dez títulos ele pode levar mais um inteiramente grátis (não bastava ser barato, ainda dão livros de graça?); A carteirinha pode ser feita na hora e leva cerca de dez minutos para ficar pronta (Sem falar que ela é bonita demais!).

 Você pode visitar a página do projeto no facebook através deste link e conferir as últimas atualizações do mesmo.

Fontes:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.