CURIOSIDADES - O que é ISBN?


 Se você é um bibliófilo de carteirinha provavelmente já se perguntou o que é o tão famoso ISBN, um código bem conhecido de todos nós leitores.
 O ISBN é um código utilizado para identificar todo tipo de publicação literária que não é publicado periodicamente, ou seja, revistas e jornais não possuem um ISBN. De acordo com a definição do site oficial, ele é "(...) um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição."
 O que significa ISBN? Bem, essa sigla foi criada originalmente em inglês e significa Padrão Internacional Numérico de livros (International Standard Book Number), ou seja, é um padrão que atribui a cada livro um número único, dado apenas a ele e a nenhum outro. O livro pode mudar de capa, o idioma pode passar por reformas ortográficas, o livro pode receber reimpressões, pode sofrer variações de tamanho e no material onde foi impresso: o ISBN é exatamente o mesmo.
 Esse padrão originou-se na Grã Bretanha na década de sessenta (1967 para ser mais específico) por uma livraria. A princípio ele se chamava SBN (Standard Book Number), mas com o tempo ele passou a ser tão amplamente utilizado e divulgado que se elevou ao patamar internacional.

 Curiosidades:
 1. O ISBN sofreu sua mais recente mudança em 2007, quando foi alterada a quantidade de dígitos que o compõe, atualmente usam-se 13 dígitos em sua composição;
 2. Existe uma agência internacional que controla e coordena as demais agências nacionais de ISBN;
 3. A fim de eliminar barreiras linguísticas o ISBN é transformado em código de barras, facilitando sua leitura e interpretação por sistemas eletrônicos, eliminando completamente diferenças idiomáticas.

 No site oficial muitas informações são disponibilizadas sobre o ISBN, incluindo a alteração mais recente para 13 dígitos (que está disponível neste link). Algumas informações extras e igualmente interessantes se encontram neste link.

Fontes: WikipediaISBN

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.